Tenho um hd Barracuda de 40GB (ST340014A)

Meu as vezes bootava normal e as vezes muito lento....reiniciava e voltava ao normal, estes dias tive problema com travamento geral e até tela azul do windows, retirei meu hd velho achando q era ele (estava em outra IDE), estes problemas passaram, depois de uma semana de uso, meu Windows ou linux começou a "pedalar" até para passar o cursor do mouse ele dá uma congelada, tipo um lag, o pior q o tempo é constante, aproximadamente: a cada 1 segundo ele dá um lag de 0,3 segundos, entrei no site da Seagate, fiz os testes que contém no site, SMART, DST e tudo mais (menos o disquete de boot, vai ser meu próximo passo) e não reporta nenhum erro.

Alguém sabe qual seria o problema? Tenho ele +ou- 1 ano e 1/2 (Não é tão velho assim, tenho um Seagte de 10GB que eh Highlander, já caiu, molhou, pegou sol e funciona legal)

Quem puder me ajudar sou bem grato, vai dar um trabalho desgraçado passar os dados para outro hd instalar OS sem falar que é um HD Samsung de 5400 RPM, gosto tanto do meu barracuda, será que ele foi pro pau?

OBS: Vou tentar usar o Norton Disk Doctor para DOS, as vezes pode ser problemas de mapeamento e etc....