estou com um baita problemão que nunca vi acontecer:

6 estações de trabalho com Conectiva 10, ligadas a um servidor tb Conectiva 10. E tem um Notebook com Windows98.
Existia uma máquina que compartilhava o ADSL e fazia funções de NIS e SAMBA na rede. Como era uma máquina bastante lerda, resolvemo trocar, pra isso montei um máquina dedicada para funções de:
- NIS, SAMBA, Compartilhamento ADSL, Firewall e Proxy.
Pois bem, seguindo o padrão das estação de trabalho, montamos o servidor em Conectiva 10, os serviços estão todos rodando aparentemente OK, porém 1 detalhe atrapalha toda a solução: Emails com anexo não chegam na estação de trabalho. Nunca vi isso acontecer.

Pois bem, a primeira coisa que fiz, foi analisar o Firewall, pensando que fosse algo nele...! Negativo, desabilitei o firewall e o problema continua.
Os emails que não possuem arquivo anexo recebem normalmente, porém emails com qualquer tipo de anexo não chegam na estação de trabalho.

Um detalhe: o /home é exportado pelo NIS, ou seja, todo o conteúdo é compartilhado, assim, qualquer usuário consegue usar o seu profile de qualquer máquina. (isso funciona muito bem).
o Thunderbird está instalado dentro do /home/programas/thunderbird (assim não preciso instalar o thunderbird em todas as máquinas). (Isso também funciona bem).

Os arquivos pessoais do thunderbird ficam em /home/usuario/.thunderbird (opção padrão do thunderbird).

Se eu me logar no servidor com qualquer usuário, recebo os emails normalmente, inclusive com anexos gigantescos. (Com esse teste consigo verificar que o problema não é no servidor, nem no thunderbird, nem permissão de diretórios dentro do /home).

Se eu me logar em qualquer estação de trabalho, com qualquer usuário, emails com anexo não chegam. Apenas os COM ANEXO, se tiver mensagem sem anexo, o email chega normalmente, porém é só entrar um email com anexo que trava tudo.

A opção de não baixar mensagens grandes no thunderbird está desabilitada, tanto que no servidor recebo normalmente. e o profile é o mesmo, já que o /home/usuario é exportado do servidor.

Pensei que pudesse ser algum problema no export do NIS, porém o notebook com WIN98 tem o mesmo problema. Os emails com anexo não chegam. E lá está tudo local, com Outlook Express como programa de correio eletrônico. (Com essa situação, eliminamos as possíveis causas no export do NIS e do SAMBA e do Thunderbird e permissão nos diretórios, já que é local e com Outlook).

Problemas de lentidão na rede também é descartado, pois antes de implantar o novo servidor, estava funcionando, apenas foram trocados os servidores, e apontamentos das estações para o novo servidor.

Para o email não estamos usando Proxy, o Proxy está sendo utilizado apenas para http.