+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP em Interfacer Virtuais.

    Pessoal tenho Fedora 4 como servidor DHCP funcionando Tranquilamente com a ETH0. Agora eu criei algumas interfaces virtuais (eth0:0 eth0:1) e não sei como fazer o DHCP ouvir a solicitação de ip dos clientes através destas interfaces.
    Se eu coloco o Ip do cliente "na mão" ele navega, se coloco para ele pegar pelo DHCP ele não recebe o IP...
    Sei que tenho que "dizer" em algum lugar quais interfaces o DHCP está ouvindo mas aonde que e eu não sei......
    Me ajudem por favor..
    Abraço

  2. #2

    Padrão DHCP em Interfacer Virtuais.

    Tenta colocar no dhcpd.conf as ranges dessas interfaces virtuais (eth0:0 e eth0:1) mas escutando na eth0.

    Creio que deveria funcionar...
    testa aí e depois diz pra nois no q q deu...

    6)

  3. #3

    Padrão DHCP em Interfacer Virtuais.

    Ja esta configurado no dhcp.conf...
    Aqui funciona assim a pessoa recebe sempre o mesmo ip usando o mac na conf do dhcp.. foi colocado la certinho mas naum funciona... ele so envia para o pessoal da eth0 para as virtuais naum.

  4. #4

    Padrão dhcpd em interfaces virtuais

    E ai Lacier meu amigo!?
    Declare dentro do shared-network! Ta ai a solução:

    default-lease-time 86400;
    max-lease-time 86400;
    ddns-update-style none;
    option domain-name "myauth.com.br";
    option domain-name-servers 10.10.10.1;
    option netbios-node-type 1;
    option netbios-scope "";
    log-facility local7;

    shared-network Inside {
    subnet 10.0.0.0 netmask 255.255.255.252 {
    authoritative;
    option broadcast-address 10.0.0.3;
    option routers 10.0.0.1;
    host cliente1 {
    hardware ethernet 00:60:1d:04:e4:24;
    fixed-address 10.0.0.2;
    }
    }

    }

  5. #5

    Padrão DHCP em Interfacer Virtuais.

    Fala meu amigo Patrick...
    Obrigado por ter respondido mas acho que me expressei mal...
    Meu DHCP já está mandando sempre o mesmo ip para os cliente, o problema é que os clientes das eth0:0 e eth0:1 o dhcp ignora a solicitação de ip vindas destas interfaces virtuais... ele só escuta as que vem pela eth0.
    Sendo assim tive que configurar o ip dos clientes na mão pois o dhcp não envia ip para eles...
    O resto ta tudo funcionando blz...tenho apenas que informar ao dhcp quais interfaces ele deve ouvir....Apenas isso ta dando errado.

    Abração

  6. #6

    Padrão dhcp

    Olá,

    acontece que as "interfaces virtuais" é apenas algo que você vê e não é palpavel para fazer dhcp, ou seja, as interfaces virtuais nada mais são que endereços ips adicionais da interface principal.

    O correto é voce visualizar com

    # ip link show
    # ip addr show

    O broadcast na interface eth0 é unico e nao pode ser diferenciado. A solução é voce fazer dentro do shared-networks as declarações de cada subrede presente na sua eth0 e colocar as associações por mac address.

    Fora isso não há outra forma, estude e RFC do dhcp e verá que o funcionamento dele inibe essa diferenciação. Não há como definir, senão pelo mac address, em que subrede virtual o cliente está pois estão dodos no mesmo domínio de colisão.

    abraços,
    Patrick