+ Responder ao Tópico

1. Ola a todos,eu tenho aqui o m0n0wall funcionando a alguns meses sem problemas, não trava e funciona redondinho para dividir minha internet com o escritorio (minha casa) e o administrativo (fora da firma) os IP das placas são 192.168.7.X masc 255.255.255.0 (rede interna) e 192.168.0.X masc 255.255.255.0 ( wirelless ), ele é bem pequeno e funcional, esta rodando em uma placa PCchips on-bord so com um CDROM, processador PII 400 e 64M de RAM, gostaria de saber se algum dos colegas poderia dar um toque de como configurar controle de banda com ele, pois ainda não consegui fazer. algum dos amigos poderia dar uma força esta duvida pode não ser apenas minha e sim de muito que procuram distros free.

2. Bom, a limitação de banda funciona assim:

No menu Firewall / Traffic Shaper vc tem as fichas RULES, PIPES, QUEUES e MAGIC SHAPER WIZARD. O que vc precisa é entender como funciona: vc tem um pipe, vinculado a um queue, vinculado a um cliente. Portanto, vc cria um pipe com a velocidade, cria um queue vinculado a esse pipe, e vincula seu cliente a esse queue. Eu tinha feito vinculando diretamente ao pipe, mas tive problemas com prioridades.

É interessante que vc leia atenciosamente o material no site (tem o link mais acima, em outra resposta) e que vc tb leia as informações nos próprios campos. E tb já tenha uma noção de cbq... Mas o básico é isso.

Espero ter ajudado.

[ ]'s
    Denilson

3. Denilson

Vou contar a historia toda.
    Em casa tenho ADSL e no escritorio tenho Virtua. Eu gostaria de fazer um link entre estes dois pontos para servir de backup. Quando a conexao cair em um dos dois lados, ou seja, quando o Virtua pifar passaria usar o link wireless com acesso a internet pelo ADSL de casa. Entedeu esta parte?
    Entao comecei a pesquisar e li sobre o star-os e monowall e como este é free resolvi testa-lo para montar primeiramente o Ap em casa.
    Minha rede domestica é o seguinte:

Modem ADSL ligado a um roteador wireless di524 que se liga a um servidor Debian por cabo. Tenho tambem um notebook wireless e um desktop ligados ao roteador por wireless. Como o meu roteador wireless esta no terreo precisaria ligar via cabo ate o sotao para instalacao do monowall com antena externa. Antes que voce me pergunte ainda nao testei para ver se o sinal wireless do di524 do terreo chega ate o sotao.
    Meu enderecos ip sao:
    192.168.1.1/24 Servidor Debian, roteador, dns, squid,etc..
    192.168.1.101/24 Roteador di524
    192.168.1.2/24 Notebook
    192.168.1.3/24 Desktop

Por isto minha intencao era colocar o ip da porta LAN do monowall como 192.168.1.99/24 para estar acessivel na minha rede local. Tambem tinha pensado em colocar o endereco da porta WAN como 192.168.1.100 para estar tudo na mesma rede.
    O que voce sugere?

Laercio

4. Bom, Laércio, como é um link de backup, acho que daria pra vc fazer o seguinte:

Como vc não consegue rotear pela LAN, terá que fazer pala WAN mesmo. Para fazer isso, você terá que se associar como cliente (BSS) do seu AP di524 na WAN. Assim a sua WAN ganha um IP da mesma rede do seu roteador, e vc poderá apontá-lo como gateway padrão.

Vc terá q adquirir mais um cartão pra colocar no m0n0wall, será a interface opt1. Defina esta interface como hostap servindo o outro ponto com outra rede, por exemplo, 192.168.2.0/24, o ip poderia ser 192.168.2.1. Assim, no escritório, vc teria um equipamento cliente, recebendo um IP como 192.168.2.2, apontando o gateway para 192.168.2.1 (m0n0). Assim funciona!

Um abraço
    Denilson

5. Ola denilson_rocha, e isso que eu não estou conseguindo fazer e muito complicado, estava querendo e que um dos colegas desse um exemplo ou talvez ajude a configurar. se alguem quiser colocar um exemplo nos ficamos gratos.

Tópicos Similares

1. alias de placa de rede no m0n0wall
    Por itagildo no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 13-04-2006, 13:11
  2. Respostas: 0
    Último Post: 19-03-2006, 22:29
  3. m0n0wall
    Por rps67 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 11-03-2006, 19:27
  4. M0n0wall+wireless