+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Validar campo PHP

    boa noire galera
    seguinte estou querendo colocar uns validador de campo do meu form
    gostaria de saber como eu faço isto em php
    pois em javascript tive problema na hora de gravar no banco de dados
    ele fazia gravar 2 x no bando de dados

    alguem tem uam dica ???

  2. #2

    Padrão Validar campo PHP

    Mas cara, vc saca que você vai ter que fazer um post, validar, depois dar o retorno pro usuário né! Ai via ficar mais lenta sua aplicação. Essa é a vantagem de se fazer a validação com o JavaScript, pois será feita direto no cliente, sem precisar ir para o servidor...Mas já que vc quer fazer assim, vou te dar uma visão de como vai ficar:

    A Pagina com o formulário vai ter um form action Postando para um .PHP, dentro desse cara você vai fazer a validação, se algum campo não passar, vc retorna o usuário para a página de formulário. Se passar, vc manda em frente!

    A diferença entre validar com javascript e PHP é essa. Com java script, vc já valida os campos antes de fazer o POST, mas com o PHP, vc tem que fazer um POST para algum script em PHP (xxx.php) e lá você vai testar os campos.

    Deu pra entender? Espero ter sido claro!

  3. #3
    Visitante

    Padrão Validar campo PHP

    É exatamente como o Roney falou...
    O Javascript não faz acesso a banco de dados, ainda assim vc pode testar alguns campos do seu form com o javascript, como por exemplo datas, cpf, cgc, etc.

  4. #4

    Padrão Validar campo PHP

    Só para complementar o Roney...

    Eu quando desenvolvia web fazia as duas validações. Primeiro em JavaScript:
    Campos vazios, data, cpf e etc... tudo o que não precisava ser feito com busca de dados no banco.

    Pelo motivos já expostos, é muito mais rápido.

    Mas....

    O JavaScript tem um problema. Você não pode confiar que ele vai garantir a veracidade dos seus dados, pois alguém mal intencionado, ou perdido no meio das teclas, pode estar com o javascript desativado, e desta forma vai inserir os valores de forma incorreta, isto se inserir.

    Então a única solução que eu pensei foi a mais trabalhosa, mas a mais segura: Faça os dois.

  5. #5

    Padrão Validar campo PHP

    Citação Postado originalmente por edmafer
    Só para complementar o Roney...

    Eu quando desenvolvia web fazia as duas validações. Primeiro em JavaScript:
    Campos vazios, data, cpf e etc... tudo o que não precisava ser feito com busca de dados no banco.

    Pelo motivos já expostos, é muito mais rápido.

    Mas....

    O JavaScript tem um problema. Você não pode confiar que ele vai garantir a veracidade dos seus dados, pois alguém mal intencionado, ou perdido no meio das teclas, pode estar com o javascript desativado, e desta forma vai inserir os valores de forma incorreta, isto se inserir.

    Então a única solução que eu pensei foi a mais trabalhosa, mas a mais segura: Faça os dois.
    Valeu por complementar...na verdade, eu falei muito superficialmente, e você aprofundou bem no assunto! Valeu!