+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar um roteador com o suse 9.3

    Boa noite pessol é o seguinte estou com um grande problema no meu serviço, tenho 2 sub-redes que acessam um servidor para compartilhar a internet, internet essa que tem um IP fixo da telemar. Pois então esse servidor esta quase indo para o espaço e ele esta com o conectiva 9, vendo a necessidade compramos um parrudo e instalamos o suse 9.3 para fazer o serviço que ele fazia antes, so que não fui eu que configurei o outro e nunca fiz um roteador de internet com o suse, alguem podería me ajudar com isso? Sei que todos são muito ocupados, então se puderem me indicar livros ou artigos que possa me auxíliar com isso agradeceria de coração.


    Agradeço a todos desde já. :-D

  2. #2

    Padrão Re: Criar um roteador com o suse 9.3

    Qual eh seu problema especifico de roteamento?? já tentou da uma olha nos modulos do yast de firewall???

    falows

  3. #3

    Padrão Re: Criar um roteador com o suse 9.3

    O problema seria que tenho 3 placas de rede, uma que entra a internet com ip fixo da telemar, e as outras duas que saem as sub-redes (192.168.0.1 / 192.168.0.0), o que eu queria e que as duas sub-redes tivessem acesso a internet por meio desse servidor, mas como disse antes não conheço bem esse tipo de configuração no linux.

  4. #4

    Padrão Re: Criar um roteador com o suse 9.3

    Amigo sugiro a voce procurar nos forums antigos que da uma explicação sobre isso, e ler osbre o yast que eh do SuSE e tem uma interface de configuração facinho pra fazer isso.

    falows

  5. #5

    Padrão Re: Criar um roteador com o suse 9.3

    A grosso modo:
    1-Use o YaST
    2-Configure as placas de rede (eth0, eth1, eth2, ips, gateway, DNS, etc) --> Network Devices
    3-Faça o mascaramento: Interface Interna, Interface Externa, etc.

    Em fim, através do YaST você pode fazer tudo isso.

    Se precisar de alguma ajuda pode contar.