+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão squid-box

    fala galera, bl'z??

    tenho aqui um micro q é o firewall e outro q é proxy transparente, os dois estão com slack 10.2..

    qdo seto no browser as configurações do proxy funciona td bl'z...

    fiz a configuração no firewall para redirecionar os pacotes para o squid-box, por duas maneiras:

    ---------------------------
    # Configuração usada quando o servidor proxy está em outra máquina que não seja o Firewall
    # Configuração - 01

    $IPT -t nat -A PREROUTING -s $SQUID_BOX -i $IR_REDE_INT -d $IP_GW -p tcp -m tcp --dport 80 -j ACCEPT
    $IPT -t nat -A PREROUTING -s $IP_REDE -i $IR_REDE_INT -p tcp -m tcp --dport 80 -j DNAT --to 10.0.0.10:3128
    $IPT -t nat -A POSTROUTING -s $IP_REDE -o $IR_REDE_INT -d $SQUID_BOX -j MASQUERADE
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IP_REDE -i $IR_REDE_INT -d $SQUID_BOX -o $IR_REDE_INT -p tcp -m tcp --dport 3128 -j ACCEPT

    # Configuração - 02
    # Obs.: usando esta configuração é necessário adicionar a regra de redirecionamento de porta no squid-box
    # iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

    $IPT -t mangle -A PREROUTING -p tcp --dport 80 -s 10.0.0.10 -j ACCEPT
    $IPT -t mangle -A PREROUTING -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 3
    ip rule add fwmark 3 table 2
    ip route add default via 10.0.0.10 dev eth0 table 2
    ---------------------------

    pela configuração 01 como o IP fica mascarado, nos log's do squid aparece como cliente o IP do firewall, e pelo iptraf tbm aparece este IP.

    pela configuração 02 pelo iptraf aparece o ip micro da rede como cliente, sem ser mascarado pelo firewall, mas nos log's do squid aparece o ip 10.0.0.0..

    alguém sabe o pq isto está acontecendo??

    valew
    []'s

  2. #2

    Padrão squid-box

    ae galera..

    ninguém tem alguma idéia??

  3. #3

    Padrão squid-box

    Cheque o parâmetro "client_netmask".


    Abraços!

  4. #4
    sadirj
    Visitante

    Padrão squid-box

    Amigo,

    Aqui no provedor, tenho uma estrutura próxima a esta:
    http://www.sadi.eti.br/images/exenet.jpg

    E nos scripts dos gateways eu permito todo o tráfego que vai em direção a porta 80, rotear (passar direto) sem masquerade até chegar no proxy, onde a regra de proxy transparente cuida do resto e por fim é mascarado o ip.
    Não esqueça que para o proxy transparente funcionar no squid é preciso que seja compilada com a opção --enable-linux-netfilter.

    Não sei se era isso.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão squid-box

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Cheque o parâmetro "client_netmask".


    Abraços!
    cara.. era isso mesmo..

    o parametro estava assim..:
    client_netmask 255.255.255.0

    pensei q isso fosse pra identificar a mascara da rede cliente, como meu ingles nao é aquelas coisa, nao li direito.. hehehe

    valew
    []'s

  6. #6
    Visitante

    Padrão squid-box

    Meio Off topic, mas Sadi qual o programa que vc faz este desenho da sua topologia de rede?

  7. #7
    sadirj
    Visitante

    Padrão squid-box

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Meio Off topic, mas Sadi qual o programa que vc faz este desenho da sua topologia de rede?
    Lá na empresa tem o M$ Visio 2003 EN.

  8. #8
    Visitante

    Padrão squid-box

    tadinho!! ele usa microsoft!!