+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cag
    Visitante

    Padrão 2 links no mesmo servidor

    Seguinte pessoal tenho um servidor com 3 placas de rede, no caso um é link empresarial (IP Fixo) o outro dsl normal.

    O Motivo de 2 links é que a Brasil Telecom não garante o link empresarial 100%, eles dizem que a distancia da backbone deles da mais de 3km e não podem garantir o serviço (Eles queriam até tirar o link empresarial).

    Outro motivo é que a rede precisa de mais um link, é muita gente utilizando a internet o tempo todo...

    Agora faz um bom tempo que não cai a conexão, mas a 2 meses atraz toda semana ficava algumas horas sem internet.

    Eu gostaria de colocar um servidor de e-mail, mas não sei se é possivel colocar um servidor de e-mail com um link empresarial e outro adsl normal na mesma máquina.

    Ou seja, preciso que o e-mail enviado fique com o IP do link empresarial, mas o tráfego da rede (downloads/msn) fique com o link residencial...

    O Que vocês acham ?

  2. #2
    cag
    Visitante

    Padrão 2 links no mesmo servidor

    Alguém já fez algo parecido ?

  3. #3

    Padrão 2 links no mesmo servidor

    Cara pra balanceamento dos links sugiro ler o wiki, under-linux.org/wiki

    falows

  4. #4
    cag
    Visitante

    Padrão 2 links no mesmo servidor

    Eu já deu uma pesquisada, mas o grande problema não é o balanceamento, é o ip para enviar o e-mail.

    Tem como fazer esse balanceamento mas o e-mail sempre ser enviado com o ip empresarial ?

    Obrigado

  5. #5
    edielsonps
    Visitante

    Padrão 2 links no mesmo servidor

    Entre em contato comigo para para ver em q posso de ajudar
    vc tem q fazer um balanceamento do seu link por portas
    para q o seu balanceamento venha funcionar diretinho



    Edielson Santana
    Msn [email protected]
    (93)-91714588

  6. #6

    Padrão 2 links no mesmo servidor

    Citação Postado originalmente por edielsonps
    Entre em contato comigo para para ver em q posso de ajudar
    vc tem q fazer um balanceamento do seu link por portas
    para q o seu balanceamento venha funcionar diretinho



    Edielson Santana
    Msn [email protected]
    (93)-91714588
    Cai for seu vendedor barato. Ou seu golpista de msn que so esvazia o forum

    Tpo assim pra deixar o e-mail no ip empresarial é so fazer todas as requisições para portas 110 e 25 sairem pelo ip empresarial, senão me engano tem sim como fazer, é so marcar pacote por porta, qume sabe com o L7 filter marcar tudo que for e-mail e mandar por um link.

    falows

  7. #7

    Padrão Re: 2 links no mesmo servidor

    Citação Postado originalmente por cag
    Seguinte pessoal tenho um servidor com 3 placas de rede, no caso um é link empresarial (IP Fixo) o outro dsl normal.

    O Motivo de 2 links é que a Brasil Telecom não garante o link empresarial 100%, eles dizem que a distancia da backbone deles da mais de 3km e não podem garantir o serviço (Eles queriam até tirar o link empresarial).

    Outro motivo é que a rede precisa de mais um link, é muita gente utilizando a internet o tempo todo...

    Agora faz um bom tempo que não cai a conexão, mas a 2 meses atraz toda semana ficava algumas horas sem internet.

    Eu gostaria de colocar um servidor de e-mail, mas não sei se é possivel colocar um servidor de e-mail com um link empresarial e outro adsl normal na mesma máquina.

    Ou seja, preciso que o e-mail enviado fique com o IP do link empresarial, mas o tráfego da rede (downloads/msn) fique com o link residencial...

    O Que vocês acham ?
    Para fazer o que você necessita, não precisa de LoadBalance (balanceamento) e sim trabalhar com redirecionamento.

    Para isso tera que trabalhar com marcação de pacotes, utilizando o iproute2. Exemplo:

    Vamos supor que queira, redirecionar a porta 80 e 443 para o ADSL:

    - Cria a tabela de roteamento em:

    /etc/iproute2/rt_tables

    202 www

    - Depois cria um script, (adsl.sh), como os comandos abaixo:

    iptables -A PREROUTING -s 192.168.10.0/24 -t mangle -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 1
    iptables -A PREROUTING -s 192.168.10.0/24 -t mangle -p tcp --dport 443 -j MARK --set-mark 1

    ip rule add fwmark 1 table www
    ip route add default table www via 10.42.42.1 dev eth2
    ip route flush cache

    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.10.0/24 -j MASQUERADE -o eth2

    onde:
    - 192.168.10.0/24 é a sua Rede_Interna
    - 10.42.42.1 / eth2 - É o ip e interface ligado ao Modem ADSL

    Este exemplo faz o seguinte: Totos os pacotes da porta 80 e 443 vindo da rede 192.168.10.0/24 serão direcionados para a tabela www com rota default para 10.42.42.1 (no caso o ADSL).

    - De permissão de execução para o script e execute-o.

    É por ai a bagaça...

    t+

  8. #8
    cag
    Visitante

    Padrão 2 links no mesmo servidor

    Muito Obrigado bauer/ruyneto, vou ler mais sobre iproute2/l7-filter e fazer alguns testes sábado.
    valeu