Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NFS via internet

    Posso utilizar o NFS para acesso (cliente/servidor) via INTERNET ou só através de rede local?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão NFS via internet

    Cara, tava justamente pensando nisso. cool)
    Vou procurar algo a respeito tb.
    Se for viável, eu acho que via VPN poderia ser uma solução.

    Flw !!!

  3. #3

    Padrão NFS via internet

    sem problemas, funciona sem problema ate onde eu sei

  4. #4

    Padrão NFS via internet

    é pra funcionar normalmente, é só liberar as portas no firewall e boa..

    pra liberar as portas no firewall é necessário um script, pois são randomicas a cada vez q inicia o nfsd...

    eu criei um script, talvez te ajude..

    é necessário ter instalado o rpcinfo

    --------------------------------------
    #!/bin/bash
    arquivo="$(rpcinfo -p | grep tcp | cut -d" " -f 15,16)"
    lines=$(echo "${arquivo}" | wc -l)
    currline=;oldline=;
    for ((counter=1; counter <= $lines; counter=$((${counter} + 1)))); do
    currline="$(echo "${arquivo}" | head -n ${counter} | tail -n 1)"
    if [ "${currline}" != "${oldline}" ]; then
    oldline="${currline}"
    iptables -t filter -A INPUT -s 10.0.0.0/24 -i eth0 -p tcp -m tcp -m state --state NEW --dport ${currline} -j ACCEPT
    #echo "${currline}"
    fi
    done

    arquivo="$(rpcinfo -p | grep udp | cut -d" " -f 15,16)"
    lines=$(echo "${arquivo}" | wc -l)
    currline=;oldline=;
    for ((counter=1; counter <= $lines; counter=$((${counter} + 1)))); do
    currline="$(echo "${arquivo}" | head -n ${counter} | tail -n 1)"
    if [ "${currline}" != "${oldline}" ]; then
    oldline="${currline}"
    iptables -t filter -A INPUT -s 10.0.0.0/24 -i eth0 -p udp -m udp -m state --state NEW --dport ${currline} -j ACCEPT
    #echo "${currline}"
    fi
    done
    --------------------------------------

    é só vc adaptar as suas necessidades...

    valew

  5. #5

    Padrão NFS via internet

    cara...

    com relação ao script editei ele e deixei bem mais simples..

    ------------------------------------
    #!/bin/bash
    VAR01="$(rpcinfo -p | grep tcp | awk -F " " '{ print $4}' | sort -u )"
    for i in $VAR01; do
    iptables -t filter -A INPUT -s 10.0.0.0/24 -i eth0 -p tcp -m tcp -m state --state NEW --dport $i -j ACCEPT
    done

    VAR02="$(rpcinfo -p | grep udp | awk -F " " '{ print $4}' | sort -u )"
    for i in $VAR02; do
    iptables -t filter -A INPUT -s 10.0.0.0/24 -i eth0 -p udp -m udp -m state --state NEW --dport $i -j ACCEPT
    done
    ------------------------------------

    ae é questão de adaptação..

    valew

  6. #6

    Padrão NFS via internet

    Tem como forçar uma porta nas opções no nfsd, só não sei qual é o parâmetro.


    Abraços

  7. #7

    Padrão NFS via internet

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Tem como forçar uma porta nas opções no nfsd, só não sei qual é o parâmetro.


    Abraços
    tem sim.. eu já fiz isso no server anterior q eu tinha aqui

    vou procurar aqui como eu fiz e depois posto..

    mas é mais complicado do q usar este script...

  8. #8

  9. #9

    Padrão NFS via internet

    lucianogf,

    Para que isso funcione, terei que criar rota estática também. Correto?

    Poís o servidor NFS estará na rede A (200.xxx.xxx.xxx/255.255.255.0) e os clientes estaram na rede B (10.10.10.10/255.255.255.0), acessando os compartilhamentos (NFS) através do roteamento de internet da rede local.

    Obrigado pela sua atenção e se você puder acrescentar mais alguma coisa, será bem vindo.

  10. #10

    Padrão NFS via internet

    cara...

    acho q vc tá querendo algo como uma VPN.. não é isso não??

    eu pensei q fosse para apenas uma maquina acessar.. mas pelo jeito vc quer fazer a comunicação entre duas redes via NFS, correto??

  11. #11

    Padrão Xlib: connection to ":0.0" refused by server

    Olá !!!

    Depois dessa nossa discussão fiquei configurando o NFS para testar ele via internet.
    Consegui fazer o compartilhamento de arquivos com NFS via internet, usando VPN. Uso o aplicativo Openvpn.
    Bem, os arquivos aparecen lá no diretório que foi montado. Exportei um diretório pra teste com permissão 777, e três arquivos um .pdf, um .txt e um .tar.gz.
    O arquivo .txt consegui ler com o vi sem problema. Mas o .pdf e o .tar.gz não consegui acessá-los, isto é, usando uma interface gŕafica como o xpdf ou o file-roller.
    Código :
    $ xpdf vpn-howto.pdf
    Xlib: connection to ":0.0" refused by server
    Xlib: No protocol specified
     
    Error: Can't open display: :0.0
    ou
    Código :
    $ file-roller openvpn-2.0.5.tar.gz
    Xlib: connection to ":0.0" refused by server
    Xlib: No protocol specified
    (file-roller:9574): Gtk-WARNING **: cannot open display:

    Se eu copiar este arquivos para outro diretório, eu consigo abrí-los normalmente, o erro
    está somente quando quero abrí-los com uma interface gráfica no diretório montado.
    Foi só uma constatação, ainda hoje vou atrás de alguma resposta.
    lucianogf, será que isto teria a ver com o que você disse antes sobre, sobre as portas? pois a cada vez que ele inicia as portas são randômicas...

    Outra coisa, baseado nisso pode-se concluir que também é possível NIS via internet?
    Acho que sim.

  12. #12

    Padrão NFS via internet

    Duca

    Estanto sob uma VPN vc poderá ter acesso a qualquer coisa na rede, desde q esta seja liberada...

    pois com a VPN vc fecha uma rede remota, seria quase a mesma coisa q se vc estivesse na mesma rede física da maquina q está fazendo compartilhamento NFS...

    agora com relação a vc não conseguir abrir os arquivos podem ser as permissões...

    se vc conseguiu montar o compartilhamento vc não está com problemas de portas...

    e sobre estes arquivos, este erro só aparece qdo vc está no diretório montado??

    depois q vc copia estes arquivos para o micro vc consegue abrir normalmente??

    pois estes erros parecem ser com relação a interface gráfica e não ao NFS...

    valew

  13. #13

    Padrão NFS via internet

    E ae blz !!
    lucianogf, primeiramente respondendo suas perguntas:
    e sobre estes arquivos, este erro só aparece qdo vc está no diretório montado??
    Sim.
    depois q vc copia estes arquivos para o micro vc consegue abrir normalmente??
    Sim, para outro diretório do micro, não montado pelo NFS via net.


    Agora, o que eu descobri: parece ser problema de permissão mesmo, meu /etc/hosts.deny estava assim:
    Código :
    portmap:ALL
    lockd:ALL
    mountd:ALL
    rquotad:ALL
    statd:ALL
    meu /etc/hosts.allow está assim:
    Código :
    portmap: 10.x.x.x
    lockd: 10.x.x.x
    rquotad: 10.x.x.x
    mountd: 10.x.x.x
    statd: 10.x.x.x

    O que eu fiz foi comentar todas as linhas do /etc/hosts.deny:
    Código :
    #portmap:ALL
    #lockd:ALL
    #mountd:ALL
    #rquotad:ALL
    #statd:ALL

    E a interface gráfica funcionou. .

    Bem, não me parece o mais certo, pois eu acho que comprometo um pouco da segurança, pois a idéia era bloquer tudo no /etc/hosts.deny e liberar o que eu queria no /etc/hosts.allow.

    Vou dar mais um pesquisada e qualquer coisa eu posto aqui.

    Valeu pela atenção cara!!
    Flw , galera. Bom final de semana !! :good:

  14. #14

    Padrão NFS via internet

    cara..

    coloque no /etc/hosts.allow o endereço IP ou faixa de IP's da rede remota...

    assim vc poderá acessar normalmente..

    valew

  15. #15

    Padrão NFS via internet

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara...

    acho q vc tá querendo algo como uma VPN.. não é isso não??

    eu pensei q fosse para apenas uma maquina acessar.. mas pelo jeito vc quer fazer a comunicação entre duas redes via NFS, correto??
    lucianogf,

    O caso é o seguinte: O servidor que seria o NFS, hoje é acessado via SSH, que em seguida carrego o DOSEMU para utilizar um aplicativo em CLIPPER. Funciona super bem! Só que quando varios usuários acessam, aí começa a ficar muito lento, devido a sobrecarga de varias sessões no servidor. Se o aplicativo fosse "for linux" então tava tudo resolvido, andei refazendo o aplicativo para linux, mas dei um parada porque vai levar muito tempo.
    Em uma outra oportunidade tentei VPN, mas fico lento também. Por isso acho que o NFS via internet seria a suloção perfeita, porque o diretorio do aplicativo que está o servidor seria montado em cada cliente individualmente evitando a sobrecarga o servidor de aplicativos.

    Obrigado e aguardo qualquer tipo de ajuda.

  16. #16

    Padrão NFS via internet

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara..

    coloque no /etc/hosts.allow o endereço IP ou faixa de IP's da rede remota...

    assim vc poderá acessar normalmente..

    valew
    Coloquei no /etc/hosts.allow:
    Código :
    portmap: 10.x.x.x/255.255.255.0
    lockd: 10.x.x.x/255.255.255.0
    rquotad: 10.x.x.x/255.255.255.0
    mountd: 10.x.x.x./255.255.255.0
    statd: 10.x.x.x/24/255.255.255.0

    E funcionou blz !!
    Valeu lucianogf ! :good:

  17. #17

    Padrão NFS via internet

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara...

    acho q vc tá querendo algo como uma VPN.. não é isso não??

    eu pensei q fosse para apenas uma maquina acessar.. mas pelo jeito vc quer fazer a comunicação entre duas redes via NFS, correto??
    lucianogf,

    O caso é o seguinte: O servidor que seria o NFS, hoje é acessado via SSH, que em seguida carrego o DOSEMU para utilizar um aplicativo em CLIPPER. Funciona super bem! Só que quando varios usuários acessam, aí começa a ficar muito lento, devido a sobrecarga de varias sessões no servidor. Se o aplicativo fosse "for linux" então tava tudo resolvido, andei refazendo o aplicativo para linux, mas dei um parada porque vai levar muito tempo.
    Em uma outra oportunidade tentei VPN, mas fico lento também. Por isso acho que o NFS via internet seria a suloção perfeita, porque o diretorio do aplicativo que está o servidor seria montado em cada cliente individualmente evitando a sobrecarga o servidor de aplicativos.

    Obrigado e aguardo qualquer tipo de ajuda.
    cara...

    tipo.. se vc usar tanto vpn qto nfs o processo será feito no micro remoto e não no servidor... não é assim?

    não conheço muito de programação, mas clipper precisa de servidor de banco de dados rodando no servidor??

  18. #18

    Padrão NFS via internet

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara...

    acho q vc tá querendo algo como uma VPN.. não é isso não??

    eu pensei q fosse para apenas uma maquina acessar.. mas pelo jeito vc quer fazer a comunicação entre duas redes via NFS, correto??
    lucianogf,

    O caso é o seguinte: O servidor que seria o NFS, hoje é acessado via SSH, que em seguida carrego o DOSEMU para utilizar um aplicativo em CLIPPER. Funciona super bem! Só que quando varios usuários acessam, aí começa a ficar muito lento, devido a sobrecarga de varias sessões no servidor. Se o aplicativo fosse "for linux" então tava tudo resolvido, andei refazendo o aplicativo para linux, mas dei um parada porque vai levar muito tempo.
    Em uma outra oportunidade tentei VPN, mas fico lento também. Por isso acho que o NFS via internet seria a suloção perfeita, porque o diretorio do aplicativo que está o servidor seria montado em cada cliente individualmente evitando a sobrecarga o servidor de aplicativos.

    Obrigado e aguardo qualquer tipo de ajuda.
    cara...

    tipo.. se vc usar tanto vpn qto nfs o processo será feito no micro remoto e não no servidor... não é assim?

    não conheço muito de programação, mas clipper precisa de servidor de banco de dados rodando no servidor??
    Cara,

    Vamos deixar essa parte de programação de lado (eu entendo e cuido bem disso), me ajuda só a entender como eu faço para os cliente da rede B (10.10.10.10/255.255.255.0) encontrem o servidor NFS (200.200.200.200/255.255.255.0) via internet e por sua vez os compartilhamentos.

    Muito obrigado pela sua valiosa atenção e fico no aguardo de qualquer ajuda.

  19. #19

    Padrão NFS via internet

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Cara,

    Vamos deixar essa parte de programação de lado (eu entendo e cuido bem disso), me ajuda só a entender como eu faço para os cliente da rede B (10.10.10.10/255.255.255.0) encontrem o servidor NFS (200.200.200.200/255.255.255.0) via internet e por sua vez os compartilhamentos.

    Muito obrigado pela sua valiosa atenção e fico no aguardo de qualquer ajuda.
    tipo.. o q eu quero saber é o seguinte:
    - todos os miros clientes são linux?
    - o processo do programa é feito no servidor ou no cliente?

    pois ficaria pesado no servidor se vc estivesse usando boot remoto ou coisa parecida, se estiver exportando o diretório do programa via VPN ou NFS o processo será feito pelo micro cliente, e nao pelo servidor...

    nunca fiz compartilhamento NFS pela net, mas acredito q para o mesmo funcionar basta vc liberar as portas usadas pelo NFS no firewall, e depois no micro cliente montar a unidade...

  20. #20

    Padrão NFS fica lento...

    Primeiramente, gostaria de dizer q rodei DOSEMU num diretorio montado via NFS... e ficou MUUUUUUUUUUUUITO LENTO...

    aprendiz_ce, como vc resolveu o problema de impressão no DOSEMU via SSH ?

    Pq eu tentei fazer o mesmo q vc diz ter feito, porém não consigo imprimir localmente... fica inviável imprimir via servidor na minha rede via internet (muito lento mesmo).

    Obrigado !