+ Responder ao Tópico



  1. #1
    crisponchet
    Visitante

    Padrão Iniciante em Vsftpd

    Gente, estou começando a usar linux agora.Resolvi começar com o FTP. Instalei seguindo as regras d eum passo a passo da Internet. Agora como adiciono pastas e arquivos? como acesso ele de uma maquina WINdows?
    já consegui instalar mas nao to sabendo manusear !

  2. #2
    supremainfo
    Visitante

    Padrão ftp

    brother, para acessar, é bem simples


    basta vc digitar no dos mesmo

    ftp nomedoseuservidor,
    vai lhe pedir um usuario, e uma senha que vc terá que criar em seu servidor,

    pelo windows normal, através de um navegador de internet, vc poderá utilizar a seguinte sintaxe:
    ftp://nomedoteuservidor, tambem vai te pedir um login e uma senha, basta preencher com um usuario valido do seu sistema.

    E ai por diante,


    leandro

  3. #3
    crisponchet
    Visitante

    Padrão ...Cont.

    Já consigo da minha máquina que é uma estação windows, disponibilizar arquivos no servidor ftp, mas qd peço que alguem de fora da minha rede conecte, diz que não pode resolver o nome! O que há?

  4. #4
    supremainfo
    Visitante

    Padrão vsftp

    brother, ai muitos fatores podem influenciar


    O pessoal de fora, como vc mesmo disse, é o pessoal externo da tua rede, bem pra isto vc precisa ou ter um ip valido no seu servidor, ou ter algum redirecionamento de portas (no caso 21) do seu modem adsl(radio/internet) para seu servidor.

    Leandro Bernardi
    [email protected]

  5. #5

    Padrão Iniciante em Vsftpd

    Um dos maiores erros de um adm de redes é instalar um D de FTP e nao pensar na segurança... invista nisso.

    Se nao quiser que o usuario fulano navegue pelo seu FS.
    Vá ao /etc/passwd
    e mude o bash do usuario que ira acessar de :/bin/bash por exemplo para :/bin/false
    E insira a seguinte linha no /etc/shells

    /bin/false

    Ok?!
    Isso é apenas uma dica... há tanto para corrigir, se quiser deixar sua rede bem segura (serviços linux).
    Valeu...!!!

  6. #6
    crisponchet
    Visitante

    Padrão ok

    É , acredito que é isso mesmo. Mas eu sou menina tá! Parem de me chamar de brother! rss E quanto à segurança, traqnuilo pois ja parendi a definir /ft/bin no usuario para que ele acesse apenas pastas restritas do ftp!
    Valeu

  7. #7

    Padrão Re: ok

    Citação Postado originalmente por crisponchet
    É , acredito que é isso mesmo. Mas eu sou menina tá! Parem de me chamar de brother! rss E quanto à segurança, traqnuilo pois ja parendi a definir /ft/bin no usuario para que ele acesse apenas pastas restritas do ftp!
    Valeu
    Você usa serviço para usuario ANONYMOUS ?!
    Cuidado... muitos administradores botam e pronto, acha tá joia.!!
    Ok Cris (é isso né?) A galera nao te chamou de brother por mal, apenas habito de falar.!!!
    Cris, você tem rede>? Qtas maquinas? Provedor? Qual o tamanho do fluxo?

  8. #8
    crisponchet
    Visitante

    Padrão Continuação....

    O Anonymous eu desabilitei.
    Bom a rede aqui atualmente é um Servidor Win2000 server, Um Backup Win2000 tb, a única maquina Linux é um Servidor de internet e firewall em Had Hat. Ligadas a este servidor eu tenho cerca de 60 estações todas Win. Sendo que são compartilhados a aplicação,banco, rede e internet com 3 filiais. Cheguei a pouco e aqui tem muito a ser mudado! A princípio estou comprando um novo servidor e meu banco Oracle, irei colocar para rodar em Linux tb. Por tanto estou me aprofundando em Linux.

  9. #9

    Padrão Re: Continuação....

    Citação Postado originalmente por crisponchet
    O Anonymous eu desabilitei.
    Bom a rede aqui atualmente é um Servidor Win2000 server, Um Backup Win2000 tb, a única maquina Linux é um Servidor de internet e firewall em Had Hat. Ligadas a este servidor eu tenho cerca de 60 estações todas Win. Sendo que são compartilhados a aplicação,banco, rede e internet com 3 filiais. Cheguei a pouco e aqui tem muito a ser mudado! A princípio estou comprando um novo servidor e meu banco Oracle, irei colocar para rodar em Linux tb. Por tanto estou me aprofundando em Linux.
    Parabéns Cris.!!!

    Sobre Banco ORACLE...já viu o 10g(grid).?
    Dá pra fazer uma clusterização de primeira utilizando máquinas que não são mais máquinas de guerra supermodernas... (olha q frase bunita hein!?)
    Até mais.