+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão eth2 no Slackware 10.2 -> me de uma luz ! ! !

    Olá pessoal,

    Eu era usuário do CL 10 e agora passei para o Slack 10.2, gostaria que me falassem como eu faço no Slackware as seguintes coisas que fazia no antes no CL 10.

    1) onde coloco ipforward=1

    2) onde eu carrego o driver da segunda pla de rede> antes colocava em /etc/modprobe.conf 8139too

    3) onde eu configuro eth1 > antes era cp /etc/sysconfig/network-scrips/ifeth0-cfg ifeth1-cfg

    4) como eu starto o sshd > antes era service sshd start

    5) como eu coloco sshd na incialização > antes era chkconfig sshd on

    6) como eu vejo o status de um serviço > antes service xxxx status

    7) onde eu coloco dns > antes era nameserver.conf

    8) onde eu configuro o LILO

    9) como eu restarto a rede > service network restart


    Mudou TUDO, SOCOOOORRO !

    Se alguem souber pelo menu umas dessas questões eu agradeço !

  2. #2

    Padrão eth2 no Slackware 10.2 -> me de uma luz ! ! !

    Por partes:

    1) echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    2) Para levantar um modulo faça:

    Código :
    # modprobe 8139too

    OBS: O simbolo "#" serve apenas para indicar que você deve digitar o comando como root. Você não deve digitar o simbolo #.

    Para fazer com que o modulo seja carregada durante a inicialição do slack coloque o comando acima dentro do arquivo /etc/rc.d/rc.local

    Vale lembrar que no slack o arquivo /etc/modprobe.conf também existe. Daí você pode fazer do mesmo jeito que fazia no conectiva.

    3) No slack, o arquivo responsável pelas configurações das placas de rede é o /etc/rc.d/rc.inet1.conf

    4) Para iniciar o sshd faça:

    Código :
     # /etc/rc.d/rc.sshd

    OBS: O diretório /etc/rc.d contêm os scripts dos serviços que estão instalados na sua máquina

    5) Para fazer com que um serviço seja inicializado junto com o slack, basta dar permissão de execução ao script responsável pelo mesmo. Os scripts dos serviços ficam em /etc/rc.d . No caso do ssh faça:

    Código :
    # chmod +x /etc/rc.d/rc.sshd

    6) Você pode usar o comando ps para isso. Por exemplo:

    Código :
    # ps aux | grep -i ssh

    7) Talvez o arquivo /etc/hosts seja o que você está procurando.

    8 ) No arquivo /etc/lilo.conf . Não esqueça de salvar as alterações com o comando:

    Código :
    # lilo

    9) tente com o comando abaixo:

    Código :
    #  /etc/rc.d/rc.inet1 restart

  3. #3

    Padrão eth2 no Slackware 10.2 -> me de uma luz ! ! !

    po ae cara, vc é profi !

    Valew mesmo pela força.

  4. #4

    Padrão eth2 no Slackware 10.2 -> me de uma luz ! ! !

    Que nada cara ... so tava tentando ajudar com o que sei. Tu tbm sabe isso, so tava meio perdido pq mudou de distro. Falando nisso, seja bem vindo ao slack. Uma ótima escolha.

    Qualquer dúvida estamos aí.

    Abraços

  5. #5
    macinux
    Visitante

    Padrão Re: eth2 no Slackware 10.2 -> me de uma luz ! ! !

    Pessoal,

    eu estava lendo o tópico de voces e tive algumas dúvidas, vocês poderiam me ajudar??? Sou novo no mundo Linux e desde que comecei me simpatizei muito com o slack, achei-o a melhor distro existente e estou querendo aprofundar meus conhecimentos não só com ele mas como também com todo o ambiente Linux.

    1 - o que seria esse lance de dar o valor 1 no IP forward??

    2 - o que seria levantar um módulo, e pra que serve o modprobe.conf no slack?

    3 - A configuração da eth1 não poderia ter sido feita também pelo ifconfig?? ou alterando no arquivo rc.inet1.conf é melhor??

    4 - No slack não existe o comando service??? e para levantar parar e ver o status dos serviços instalados seria o comando /etc/rc.d/rc.sshd start, stop ou status por exemplo???

    5 - No caso da inicialização automática dos serviços como mencionado eu teria que dar um chmod em cada servidor... por exemplo o apache eu vou lá e dou um chmod 755 /etc/rc.d/rc.httpd e pronto ele inicia junto com o linux... eu tentei fazer isso com o mysql, mas ele dava uma mensagem de erro indicando de que o serviço havia sido parado... como que faço para iniciar o Apache, MySQL e Qmail por exemplo na inicialização do Linux?

    6 - o que seria o arquivo /etc/hosts e pra que eu utilizaria ele por exemplo...

    7 - Essa alteração no LILO também poderia ser aplicada para a máquina já iniciar com o linux?? ou o LILO serve apenas pra gerenciar o SO de boot, porque eu quero deixar a minha máquina iniciando apenas no linux... sem nenhum outro SO e sem ter que ficar teclando enter pra iniciar o Slack

    Bom é só isso... ( como se fosse pouca coisa né... ) foi mal ai galera mas eu to querendo aprender mesmo essa porra.. porque eu curto pra caraio...

    Valeu a todos antes de mais nada...

  6. #6
    Cazinha
    Visitante

    Padrão Re: eth2 no Slackware 10.2 -> me de uma luz ! ! !

    vc usa internet discada ou banda Larga ?

  7. #7

    Padrão Re: eth2 no Slackware 10.2 -> me de uma luz ! ! !

    a maioria das coisas que vc quer deve tar em /etc/rc.local, da uma olhada la