+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rovilso
    Visitante

    Padrão Load Balancing via Hardware?

    Srs,

    Estou trabalhando em um ambiente de alta disponibilidade completo, envolvendo database e application. Para tentar ilustrar um pouco o cenário, na parte database serão 02 hosts conectados a uma rede SAN e storages com replicação síncrona. Na parte de application, serão mais 02 nós. Quando falo em banco me refiro ao Oracle 10g em RAC e quanto a aplicação, Oracle Application Server.

    A minha principal questão esta sendo na parte da disponibilidade dos servidores de aplicação. Eu já olhei bastante coisa e a própria Oracle recomenda um (na verdade dois, pois quem tem um não tem nenhum) lod balancer via hardware, como o F5bigIP. Se alguém conhece sabe que estou me referindo a um equipamento que gira em torno de U$ 30.000,00. Ele faz verificação layer 7 mas existem outras opções como a linha Alpine da Extreme Netowrks, um pouco mais acessíveis e trabalhando em layer 4.

    A grande questão é que eu não queria investir essa grana preta nisso. E então procurando verifiquei que existem alternativas como o projeto Linux Virtual Server, que pode ser implementado em conjunto com o HeartBeat deixando a arquitetura igual ao ambiente com hardware dedicado somente para isso. Nesta semana vou começar um laboratório para avaliar o LVS, mas gostaria da opinião de alguém que já tenha alguma experiência nele. Olhando para esse cenário, é possível que o LVS funcione adequadamente, mantendo sessão, detecção de morte, detecção de parada nos serviços dos nodos do cluster e fazendo o balanceamento de carga entre eles? Esse balanceamento é feito por RoudRobin?

    Srs,
    Estou cheio de dúvidas e começando a pesquisar sobre o assunto agora. Além da página do LVS se alguém quiser me dar alguma dica ou me dizer onde existe algum material bem focado para que eu possa me aprofundar mais no assunto, além de dar sua opinião se esse ambiente vai funcionar com o LVS, ficaria imensamente agradecido.

    Abraços,

  2. #2

    Padrão Load Balancing via Hardware?

    "A grande questão é que eu não queria investir essa grana preta nisso. E então procurando verifiquei que existem alternativas como o projeto Linux Virtual Server, que pode ser implementado em conjunto com o HeartBeat deixando a arquitetura igual ao ambiente com hardware dedicado somente para isso. "

    Você pode usar a arquitetura Cluster Manager da Red Hat que não precisa do Heartbeat, ela faz uso do VRRP por meio da aplicação PULSE.

    "Olhando para esse cenário, é possível que o LVS funcione adequadamente, mantendo sessão, detecção de morte, detecção de parada nos serviços dos nodos do cluster e fazendo o balanceamento de carga entre eles? "

    SIM É POSSIVEL... ele possui mecanismos de Health-Check como todos os sistemas de Loadbalancing em appliance....


    "Esse balanceamento é feito por RoudRobin?"

    Vários algoritmos podem ser selecionados.

    Estáticos:

    Round-Robin (RR)
    Weighted Round Robin (WRR)
    Destination Hashing
    Souce Hashing

    Dinâmicos:

    Weighted least-connection (WLC)
    Shortest expected delay
    Never queue
    Locality-based least-connection (LBLC)
    Locality-based least-connection with replication scheduling (LBLCR)


    []'s

    Marcos Pitanga

  3. #3
    rovilso
    Visitante

    Padrão Load Balancing via Hardware?

    Pitanga,

    Primeiramente grato por sua atenção. Eu estive pesquisando sobre o Red Hat Cluster Suite e consta que é baseado no Linux Virtual Server (com melhorias significativas da Red Hat).

    E estou surpreso por que mencionas que é possível que o LVS possui mecanismos de detecção que estão associados à layer 7. Isso esta correto?

    Anteriormente esqueci de mencionar que o SO dos servidores é Red Hat. Mas pelo que observei o "Red Hat Cluster Suite" é comercializado à parte.

    Agora que constatei que o LVS tem grandes chances de ser uma implementação de sucesso para esta estrutura, estou em dúvida se as melhoras que a Red Hat diz ter feito nele vão fazer a diferença ou se uma implementação configurada nos mínimos detalhes, juntando o LVS + HeartBeat, vai ser eficaz. O que achas?

    Abusando um pouco, vou ter que perguntar qual o algoritmo que é mais utilizado para o load balancing via LVS, dentre os que citou acima.

    Um grande abraço e grato por seu esclarecimento .

  4. #4

    Padrão Load Balancing via Hardware?

    Citação Postado originalmente por rovilso
    Pitanga,

    E estou surpreso por que mencionas que é possível que o LVS possui mecanismos de detecção que estão associados à layer 7. Isso esta correto?

    Anteriormente esqueci de mencionar que o SO dos servidores é Red Hat. Mas pelo que observei o "Red Hat Cluster Suite" é comercializado à parte.

    Abusando um pouco, vou ter que perguntar qual o algoritmo que é mais utilizado para o load balancing via LVS, dentre os que citou acima.
    Você pode usar o LVS + Heartbeat e funciona perfeitamente....

    Quanto aos mecanismos de healthcheck, que faz é o pacote ldirectord....

    Um bom algoritmo é o Weighted least-connection (WLC) ...


    []'s

    Marcos Pitanga

  5. #5
    rovilso
    Visitante

    Padrão Load Balancing via Hardware?

    Pitanga,

    Existe alguma possibilidade de fazer com que as duas máquinas que vão estar rodando o LVS + HeartBeat estejam com certificado SSL para servir um domínio seguro que estará nas máquinas do cluster ou devo manter um certificado para cada servidor?

    Pensando como na solução via hardware, seria como um apliance para o LVS. Isso existe?


  6. #6

    Padrão Load Balancing via Hardware?

    Citação Postado originalmente por rovilso
    Pitanga,

    Existe alguma possibilidade de fazer com que as duas máquinas que vão estar rodando o LVS + HeartBeat estejam com certificado SSL para servir um domínio seguro que estará nas máquinas do cluster ou devo manter um certificado para cada servidor?

    Pensando como na solução via hardware, seria como um apliance para o LVS. Isso existe?
    Neste caso, você vai precisar ter o mesmo serviço instalado nos servidores reais por trás do LVS. Você terá o mesmo certificado instalado em todos os servidores https.

    O LVS faz a mesma coisa que os appliances disponiveis no mercado, como por exemplo, as soluções da Radware.


    []'s

    Marcos Pitanga