+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de aplicativo

    Olá a todos !

    Aqui no laboratório decidimos fazer um servidor de aplicativo, os aplicativos mais comuns ficam num servidor pra esta finalidade.
    A nossa idéia é fazer que as estações funcionem quase como "terminais burros", bem não tão burros assim, pois eles só vão chamar todos os aplicativos no servidor, como eles estão montados nos terminais acredito que a maior parte do processamento fique a cargo do terminal.
    Primeiramente fizemos uma instalação padrão em todas as máquinas depois copiamos
    seu /usr para um diretório chamado /export no servidor, depois, montamos (NFS) o diretório /export no /usr de todas as máquinas.
    Bem quando instalamos um aplicativo em um uma determinada máquina ele está disponível nas outras também.
    Na primeira vez que invocamos um aplicativo (xmms, fedora, etc) este demora um pouco mais para abrir (já era esperado), se invocamos o aplicativo para abrir de novo ele já abre mais rápido pois ele estará no cache.
    Gostaria de saber de vocês se a maneira que fizemos nosso servidor de aplicativos é a ideal ops: .
    Já dei uma olha da no google e não vi nada satisfatório (acho que preciso pesquisar mais...)
    Este tipo de esquema que desenvolvemos pode acarretar algum problema?
    Qual as experiência de vocês com problemas parecidos?
    Eu teria problemas quando fosse atualizar as máquinas?
    Como vocês esquematizaram os servidor de aplicativo de onde vocês trabalham?


    Obrigado e no aguardo, Duca :good: !

  2. #2

    Padrão Re: Servidor de aplicativo

    Nao sei se pode ajudar no que vc quer fazer mas da uma olhada nisso

    http://www.ltsp.org

  3. #3

    Padrão Re: Servidor de aplicativo

    Valew eu vou dar uma olhada.
    O que eu gostaria de saber também é: se o /usr está sendo compartilhado para todas as máquinas, poderá acontecer algum "crash" durante atualizações, etc ? :|


  4. #4

    Padrão Re: Servidor de aplicativo

    Bem, copiamos o /usr em todas as máquinas, da primeira vez deu problema, pois esquecemos de preservar os links simbólicos. Agora está quase normal, o problema é que quando vou instalar algum programa (uso FC4) ele diz que não dá para instalar , devido as dependências, eu instalo a dependência e ele dar erro de conflito e tal.
    Está instável eu sei, só queria saber se alguém já vez isso, compartilhar o /usr para todas as máquinas e fazerem todas puxarem as aplicações de um servidor.

    E ae alguém ?! :|
    flw !!!

  5. #5

    Padrão Re: Servidor de aplicativo

    Alguém já compartilhou o /usr/share para ouras máquinas?

  6. #6
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Re: Servidor de aplicativo

    O seu servidor de aplicações eh tambem um servidor remote boot?
    Pq eu jah configurei no antigo Conectiva 7/8 o mesmo para ser servidor de aplicações e remote boot.
    E dependendo da configuração da estação, configurava a mesma para executar o XWindow local ou remoto, sendo remoto utilizava o processamento do servidor e gerava mais tráfego na rede.
    Quais aplicativos vc tah querendo usar?
    E como estão configuradas as suas estações?

  7. #7

    Padrão Re: Servidor de aplicativo

    Olá augusto_jdl !

    Não é para servir de boot remoto, pode até ser uma opção.
    As estações (instalação padrão) estão com o FC 4 e o server tb.
    Minha idéia era fazer o seguinte:
    1- Fiz uma instalção em um máquina separada e fiz todas as atualizações.
    2- Copiei (preservando os links) o /usr/share dela para uma pasta chamada export no o servidor NFS.
    3 - Montei o contéudo de /export para o /usr das estações.

    A idéia é que todas enxergeum um só /usr, quando uma instalação (não importa o aplicativo) é feita estação todas as outras estações enxergam o programa instalado.

    - Com XWindow local, logo toda o processamento fica a cargo da estação? já que eu não quero sobrecarregar a rede.

    - Alguma opinião?