+ Responder ao Tópico



  1. #1
    c3poa
    Visitante

    Padrão RAID

    bom-dia a todos. E, desde já obrigado por qualquer ajuda.

    Aprendi e configure RAID no meu Conectiva Linux 10. Tenho 3 hds. No primeiro coloquei apenas o Linux e fiz as partições.
    Nos outros 2 fiz o RAID.
    Bem, queria simular defeitos e tentar restaurar os dados para ver se realmente funcionar e caso um dia ocorra, eu saber como proceder.
    Então, desliguei um hd e liguei a máquina. Mas, o Linux não subiu. Quando coloco o outro hd tudo volta a funcionar.

    Queria saber se alguém tem experiência e que me possa ajudar com algum link, livro, dica sobre o assunto. Pois fazer o RAID, todo mundo ensina, mas fazer uma recuperação quando dá algum pau ainda não vi nada sobre isso.

    Desde já obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: RAID

    Pelo que voce disse voce instalou no primeiro hd e fez RAID nos outros 2, primeiramente, qual raid voce fez? mostre melhor as suas configuracoes. pq do jeito q vc falou vc nao fez raid onde o SO está instalado.

  3. #3

    Padrão Re: RAID


    C3poa, boa noite. Não sei como procedeu com o esquema do RAID. Mas a cerca de uns 2 anos e pouco atrás, tivemos que reinstalar o Conectiva 8 num servidor que é um pc IBM Server. Esse IBM tem 3 hd´s de 18GB cada. Só que quando ligamos e entramos no setup, lá mesmo fala se queremos utilizar no modo RAID. E mais legal ainda, é que nesse IBM, o setup parece ser Linux usando o RedHat. Mas na prática aqui fora do mundo IBM, a coisa é diferente. Pelo que vimos na época se colocassémos no setup dessa máquina IBM, o próprio Linux já entenderia que a instalação é no modo RAID. Mas também gostaria de fazer testes de como funciona isso. Já li vários artigos, inclusive matérias das próprias distros dizendo como instalar e configurar no modo RAID. Mas nunca fiz isso.
    E agora um fornecedor do software administrativo da empresa quer que nós instalemos o servidor no modo RAID, para ele instalar o novo sistema de gestão, utilizando o Oracle nesse modo. Vou ter que correr atrás dessa solução. E pelo que vi o IBM funciona bem sómente com RedHat e SuSE. Não sei como acontece nas outras distros, para configurar o RAID.
    Vou ter que ler, pesquisar e aprender ........... 8-)