+ Responder ao Tópico



  1. #1
    PRISCILASCHU
    Visitante

    Padrão Ordem dos comandos IPTables

    Sou nova no assunto...e estou tentando entender o que fizeram aqui na empresa e o que postam nos fóruns.

    É diferente fazer:
    iptables -F
    iptables -P INPUT ACCEPT

    do que fazer ao contrário
    iptables -P INPUT ACCEPT
    iptables -F

    ??

    E fazer
    iptables -F
    iptables -F -t nat

    não é redundante??

  2. #2

    Padrão Re: Ordem dos comandos IPTables

    dependendo da regra faz diferenca sim, mas em alguns casos nao, por ex

    iptables -A INPUT -j DROP
    iptables -A INPUT -j ACCEPT

    a segunda regra nao tera efeito algum pq a primeira jah foi executada bloqueando

    agora no teu exemplo

    iptables -F > FLUSH, ele limpa as regras
    iptables -P INPUT ACCEPT >> define politica padrao pra ACCEPT
    ------------------
    iptables -F
    iptables -F -t nat

    nao eh redundante pelo seguinte, prmeira limpa as regras da tabela filter, q eh apadrao e por isso nao eh necessario especificar ela
    a segunda limpa a tabela nat

  3. #3
    PRISCILASCHU
    Visitante

    Padrão Re: Ordem dos comandos IPTables

    Só não entendi o seguinte. Quando vc faz um comando bloqueando e outro depois desbloqueando não vale o último? O que vale é o primeiro como vc colocou no exemplo?

    No caso do comando -F (flush) pelo que eu li nos manuais que encontrei pela Internet, quando eu não especificava a tabela, o flush era feito removendo todas as regras de todas as chains existentes, independente se eram chains internas ou do usuário. Agora eu fiquei na dúvida, ou seja, quando não se especifica nada no comando -F significa que será feito o flush na tabela padrão filter ou em todas as tabelas?

  4. #4

    Padrão Re: Ordem dos comandos IPTables

    Citação Postado originalmente por PRISCILA SCHUBNELL
    Só não entendi o seguinte. Quando vc faz um comando bloqueando e outro depois desbloqueando não vale o último? O que vale é o primeiro como vc colocou no exemplo?
    exatamente, oq vale eh a primeira q ele encontra, qdo sao duas regras q estao fazendo a msm coisa, apenas trocando a politica, mas tome cuidado com uma coisa

    iptables -P INPUT DROP
    eh diferente de
    iptables -A INPUT -j DROP

    o primeiro ta alterando a politica default e a segunda esta criando uma regra pra bloquear tudo
    Citação Postado originalmente por PRISCILA SCHUBNELL

    No caso do comando -F (flush) pelo que eu li nos manuais que encontrei pela Internet, quando eu não especificava a tabela, o flush era feito removendo todas as regras de todas as chains existentes, independente se eram chains internas ou do usuário. Agora eu fiquei na dúvida, ou seja, quando não se especifica nada no comando -F significa que será feito o flush na tabela padrão filter ou em todas as tabelas?
    o Flush limpa todas as regras e chains sendo do user ou nao, na tabela especificada, qdo vc nao especifica nda, ele assume q a tabela eh a filter

    alem da filter tem, nat, mangle

    da uma olhadinha nesse me artigo q acho que pode clarear um pouco mais:
    https://under-linux.org/wiki/Tutoria...s/ipt-naofazer