+ Responder ao Tópico



  1. #1
    O_Analista
    Visitante

    Padrão Afinal, como Funciona o UMASK ??

    Aprendi que o padrão para criação de novos arquivos é de conceder permissões 777 e 666 para diretórios e arquivos respectivamentes e que a máscara padrão usada seria 022, sendo usada em qualquer situação. Recentemente me deparei com uma pergunta: Tendo as permissões 766 no diretório de um usuário X, se um usuário Y que pertence ao mesmo grupo de X criar um arquivo no diretório de X, quais permissões este arquivo terá??
    Pensei..., o umask é quem define o padrão para criação então se a máscará padrão não tiver sido alterada o arquivo deverá ter as permissões 644.
    Quando cheguei em casa que fui testar realmente o que eu havia pensado se cumpriu as permissões foram criadas conforme o padrão do umask, mas ao fazer estes testes observei que a máscara padrão 022 só funciona quando estou logado como root, quando estou logado com outros usuários a máscara é alterada para 002.
    Porque isso, a máscara não deveria ser 022 em qualquer situação independente de usuários??
    Por favor, alguém me esclareça.
    valeu.

  2. #2

    Padrão Re: Afinal, como Funciona o UMASK ??

    os uauários tem umask's diferntes, que podem ser definidas no /etc/profile, mas podem ser alteradas para que cada usuário tem um umask diferente, isto depende de da distribuição e das configurações locais