+ Responder ao Tópico



  1. #1
    buribai
    Visitante

    Padrão Ambiente Linux e Windows

    E ai galera ...

    Tô em um processo de migraçao aqui na empresa ...

    Hj tenho servidores de aplicação e de dados no Win 2003 Server e vou passa-lós para o linux.

    A rede então vai ficar com servidores totalmente linux, a maioria de clientes linux e alguns windows (rede mista).

    Gostaria que funcionasse no linux, como é hj no windows.
    Cadastro de senhas de usuarios centralizados, estrutura de diretorios com seus respectivos acessos (AD), linux enxergando compartilhamentos linux e windows, windows enxergando compartilhamentos linux, impressoras ... etc ...


    Como tô começando a mexer com isso agora, tô com algumas duvidas cruciais,estava pensando em implementar samba + ldap....
    e naum sei tudo o que essa solução pode me proporcionar.

    Vou precisar de configurar o NIS e o NFS ???? Outros serviços ????

    O que vc's me indicam pra eu usar que irá safistazer todas minhas necessidades ??

    Desde já muito agradecido.






  2. #2

    Padrão Re: Ambiente Linux e Windows

    cara, como vc vai ter uma rede heterogenea, vai precisar usar o samba mesmo. Não precisa de nis+nfs (só é util mesmo se vc quiser ter apenas maquinas unix). Basta fazer uma máquina como PDC (primary domain controler) e pelo menos uma máquina como BDC (backup domain controler) e colocar tanto as máquinas windows no domínio quanto as máquinas linux como clientes de samba (tanto para montagem do home como para autenticação).

  3. #3
    buribai
    Visitante

    Padrão Re: Ambiente Linux e Windows

    Evandrofisico,

    Creio que naum é necessario a maquina BDC.

    Quais são as vantagens, alem do backup ... de ter uma maquina BDC.


    Abraço




  4. #4

    Padrão Re: Ambiente Linux e Windows

    além do backup, nenhuma..... mas é só por precaução.... creio em murphy acima de todas as coisas...... dependendo do tamanho do domínio pode ser interessante..... perder arquivos de 500 usuários não costuma ser legal (já vivi isto antes)