+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tkiefer
    Visitante

    Padrão Criar um servidor que roteie de uma placa para outra, mas com a mesma rede

    Pessoal,

    na minha rede todas as estações estão configuradas com o gateway padrão que está indo para um datacenter, onde está o firewal. Mas agora eu quero criar um servidor squid para que todas as estações passem por ele antes de sair para o datacenter, ou seja, eu preciso montar um servidor com 2 placas de rede, para que uma seja o default gateway da minha rede e a outra seja a saída para o datacenter, como faria isso se as duas placas estarão na mesma sub-rede?

    obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Criar um servidor que roteie de uma placa para outra, mas com a mesma rede

    Não pode.

    contudo, uma dúvida: o datacenter é um ip-addr cf. rfc-1918? ou é um ip-addr publico? se vc estiver ´pendurado´ num roteador com ip-addr publico, sua rede interna deverá ser alterada para ficar conforme o rfc-1918. Se estiver com um ip não roteavel, é mais fácil (muito fácil na verdade) alterar êsse ip-addr para um outro, de OUTRA rede (se estiver na classe B, mude para A ou C) e configurar as duas placas no seu gateway conforme as novas condições.


  3. #3
    tkieferr
    Visitante

    Padrão Re: Criar um servidor que roteie de uma placa para outra, mas com a mesma rede

    Obrigado por responder,
    esse ip é interno, classe A, e chega uma fibra ótica aqui, na verdade eu não tenho um roteador no meu escritório. O que eu quero é que ao invés de todas estações sairem direto para esse gateway padrao, que hj é 10.3.0.50/16, passe por esse servidor linux para que eu possa instalar um squid por exemplo, ou seja o meu novo default gateway que irei configurar nas estações, vai ser o ip de uma dessas placas do servidor, e a outra placa ligo na fibra que vai para o datacenter

    obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Criar um servidor que roteie de uma placa para outra, mas com a mesma rede

    bem.. uma vez que não é possível ter-se duas placas na mesma rede (a rota vai se perder), o melhor que vc pode fazer é:

    ip-addr 10.xxx.xxx.xxx/8 ----> sua placa apontando para o link externo (a fibra) - classe ´A´, conforme rfc-1918

    ip-addr 192.168.xxx.yyy ---> classe ´C´, conforme rfc-1918

    daí é só fazer o forwarding e outras mumunhas, conforme MONTES de documentos aqui (underlinux) e no http://www.vivaolinux.com.br

    pra vc não ficar indo de máquina em máquina - SE FOREM ACIMA DE 10 - sugiro configurar um servidor dhcp. Se forem menos.. não vale a pena o esfôrço.

    divirta-se.


  5. #5
    tkieferrr
    Visitante

    Padrão Re: Criar um servidor que roteie de uma placa para outra, mas com a mesma rede

    ok, mas o problema é que eu não queria mudar minha classe de rede, pois o ip que eu recebo do datacenter é 10.3.0.50/16 e minha rede toda é 10.3.0.0/16, e no caso eu teria que mudar toda minha rede através do DHCP para 192.168.0.0/24, pois a configuração que está no datacenter já está com 10.3.0.0/16

    obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Criar um servidor que roteie de uma placa para outra, mas com a mesma rede

    uma vez que vc não tem alternativa, qualquer discussão é inócua. Querer ou não alterar o ip-addr não é opção.. vc NÃO TEM alternativa, simples assim.

    estbeleça essa máquina como seu novo server dhcp, com a nova classe e pronto. Não há qualquer dificuldade com isso. Uma vez com gateway na rede, vc estará impossibilitado de usar o dhcp-server do provedor, so.. what?

    apesar de que vc pode fazer com que êsse gateway seja um dhcp-forwarder, mas não tenho certeza, pq justamente o primeiro item já diz que é para "different sub-nets", mas enfim, dê uma estudada, quem sabe?

    http://www.google.com.br/search?hl=p...orwarder&meta=