Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Galera blz..

To com um probleminha. Configurei um roteador com slackware 10.1 kernel 2.4.29 e apliquei o patch do layer7, para gerenciar um link 6 mb da embratel com 1500 clientes em cima.

Coloquei controle de banda com htb dos clientes e com o layer7 limitando os protocolos p2p na rede toda para 25% da banda contrada que eu tenho aqui..

Acontece que a maquina esta começando a pesar processamento deixando toda a internet lenta, mesmo tendo folga no link comeca a dar perda ateh nos pings internos entre clientes meus, so reiniciando o servidor para voltar a internet a funcionar normal.

Sera que pode ser algum problema do protocolo layer7 ou htb que esta fazendo pesar tantao assim meu roteamento??

T+_+ Kill ABC

2. Me esqueci de dizer..

Tenho um p4 2.8 ghz com 1 gb de memoria.. E o uso do sistema vai a 100% no top.. en quanto cpu e memoria estao com consumo baixo..

3. Sera que pode ser algum problema do protocolo layer7 ou htb que esta fazendo pesar tantao assim meu roteamento??

isso nao eh "problema" propriamente dito, layer7 como o proprio nome diz atua na camada 7, ou seja ele tem q pegar os pacotes abrir, examinar,tomar uma ação,etc... eh pesado mesmo, qto maior seu trafego mais processamento vai comer

maverick_cba
    Amigo, eu costumo participar da evolução do projeto L7-Filter através do fórums deles. Até o que eu sei o L7 é um framework que permite a verificação dos pacotes a nível da camada 7 (camada de aplicação) do modelo OSI.

Até ai tudo bem. Porém o lado ruim disso é que por ser tratar de um verificador que utiliza padrões (patterns) de busca no conteúdo dos pacotes acaba tornando-o muito lento para ser usado em grande escala. Por isso o desenvolvedor encoraja a todos utilizarem o L7 para fazer filtragem em baixa escala e de preferência utilizando as patterns que possuem velocidade boa. Existem patterns que demoram para analisar o pacote e acabam gerando um atraso no processamento.

Porem estou apenas te relatando os bastidores do projeto e recomendo que dê uma passada no site do desenvolvedor para dar uma lida mais acerca do mesmo.

Algo que talvez poderá estar impactando no desempenho do seu firewall pode ser a autenticação pppoe (caso você use). Já foi constatado que a autenticação através do pppoe direto na máquina que controla o fluxo dos dados (no caso o firewall) sobrecarrega o equipamento, pois é alocado vários recursos para cada conexão.

Abraços,

Alain

5. Hum... Mas o mais estranho.. Que a maquina nao usa recurso de processador e nem de memoria. No top apenas o System começa a carregar..

Sera que nao tem algo que esteja enchendo o sistema.. Teria uma maneira mais eficiente de liberar isso sem precisar reiniciar as maquinas todos os dias..

Valeu maverick_cba pela dica.Vou dar uma olhada no forum deles..Ver se encontro algo.. Nao queria tirar fora o layer7 do router. Pois o servico ficou uma maravilha controlando os p2p.. Consigo vender internet de qualidade para os clientes agora..

T+_+

Tópicos Similares

1. Fontes True Type no Debian e no Slackware
    Por Mandrake no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 11-01-2003, 15:10
  2. Terminais no Slackware
    Por Mandrake no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 22-11-2002, 14:35
  3. Listar usuarios cadastrados no slackware 8.1
    Por maneirobh no fórum Servidores de Rede