+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alien
    Visitante

    Padrão particao raiz 100% em uso

    Nao consigo instalar mais nada pelo apt-get Vejam a saida do erro:
    debian:/# apt-get -f install
    Lendo Lista de Pacotes... Pronto
    Construindo Árvore de Dependências... Pronto
    0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 558 não atualizados.
    1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
    É preciso fazer o download de 0B de arquivos.
    Depois de desempacotamento, 0B adicionais de espaço em disco serão usados.
    Instalando zlib1g (1.2.3-11) ...
    ldconfig: Writing of cache data failed: No space left on device
    dpkg: erro processando zlib1g (--configure):
    subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 1
    Erros foram encontrados durante processamento de:
    zlib1g
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

  2. #2

    Padrão Re: particao raiz 100% em uso

    Na verdade ele não disse que a raiz do sistema está lotada, disse que o cache do apt está lotado.

    Quando baixamos pacotes pelo apt-get, eles são armazenados no diretório /var/cache/apt/archives e, a menos que haja uma configuração para isso, feita por vc ou pela distribuição debian-like que vc usa (caso não use o Debian original), eles não são removidos mesmo depois de instalados.

    Para isso:

    # rm -f /var/cache/apt/archives/*.deb

    Há um comando do próprio apt, o "apt-get clean", mas uma vez o usei e tive alguns problemas, depois não usei mais, faço na mão mesmo.

    Boa limpeza.

  3. #3
    alien
    Visitante

    Padrão Re: particao raiz 100% em uso

    Fiz o que vc e disse e a mesma mensagem aparece.

  4. #4
    eddwan
    Visitante

    Padrão Re: particao raiz 100% em uso

    Olá,

    você já tentou ver se realmente tem espaço disponível em disco?
    tenta usar o comando "df -h" pra verificar isso... :-D

    Abraços,

    Eddwan Hallen

  5. #5

    Padrão Re: particao raiz 100% em uso

    Citação Postado originalmente por Lipse
    Na verdade ele não disse que a raiz do sistema está lotada, disse que o cache do apt está lotado.

    Quando baixamos pacotes pelo apt-get, eles são armazenados no diretório /var/cache/apt/archives e, a menos que haja uma configuração para isso, feita por vc ou pela distribuição debian-like que vc usa (caso não use o Debian original), eles não são removidos mesmo depois de instalados.

    Para isso:

    # rm -f /var/cache/apt/archives/*.deb

    Há um comando do próprio apt, o "apt-get clean", mas uma vez o usei e tive alguns problemas, depois não usei mais, faço na mão mesmo.

    Boa limpeza.
    Fiquei curioso com esse seu problema e resolvi fazer um teste aqui. O apt-get clean funcionou de boa. Estranho.

  6. #6
    alien
    Visitante

    Padrão Re: particao raiz 100% em uso

    Ja resolvi o problema. Coloquei em outra maquina com WinXP e aumentei o tamanho da particao raiz pelo PArtition Magic. Eu tava tentando resolver pelo linux, via shell mesmo, mas nao conseguir. Se alguem souber se tem como eu aumentar particoes no linux via comando, eu agradeço.
    É que nao gosto ter que recorrer ao window$.

    Desde quando eu postei eu ja sabia que poderia usar essa possiblidade, mas eu sou teimoso e queria resolver pelo linux mesmo.

    Fui...