+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como herdar permissoes do dir. pai??

    a aew galera!!!

    como eu faço pra que um diretório, quando criado, herde o esquema de permissões do diretório pai??

    por exemplo:

    tenho o diretório /teste com permissao rwxrwx--- ( 770 ) ...
    dentro desse diretório quero criar o diretório teste2

    como fazer pra que ele já seja criado com permissões iguais a do diretório /teste (pai)

    desde já agradeço qq contribuiçao!!

    abraços

  2. #2

    Padrão Re: como herdar permissoes do dir. pai??

    quando vc for colocar as permissões no diretorio pai, coloque -R que passa para os diretórios filho. Exemplo:


    chmod -R 775 pasta

  3. #3

    Padrão Re: como herdar permissoes do dir. pai??

    Tu pode usar o umask pra isso.

  4. #4

    Padrão Re: como herdar permissoes do dir. pai??

    Citação Postado originalmente por natascha
    quando vc for colocar as permissões no diretorio pai, coloque -R que passa para os diretórios filho. Exemplo:


    chmod -R 775 pasta
    obrigado Natascha... ainda não tenho como testar, mas assim que puder eu respondo aqui!!

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Tu pode usar o umask pra isso.
    mas o umask nao define um esquema de permissão pra TODOS os diretórios e arquivo que forem criados??
    eu quero que apenas os diretórios dentro de um determinado dir. pai tenham um esquema de permissão diferente!!

    eu já até tentei usar o umask nessa...mas não consegui!

    obrigado!!!

  5. #5
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: como herdar permissoes do dir. pai??

    Acho que stick bit deve resolver sua questão.

  6. #6

    Padrão Re: como herdar permissoes do dir. pai??

    pois é!!

    nem tinha pensado nisso!!
    assim que eu puder testar eu coloco uma resposta aqui!!
    obrigado...

  7. #7

    Padrão Re: como herdar permissoes do dir. pai??

    Citação Postado originalmente por natascha
    quando vc for colocar as permissões no diretorio pai, coloque -R que passa para os diretórios filho. Exemplo:


    chmod -R 775 pasta
    oi natascha..
    sua solução é bastante útil, mas não resolve meu problema...pois essa opção funciona para diretórios que já existem, mas os diretórios que ainda serão criados não herdam o mesmo esquema de permissão!! :|
    obrigado!!

    Citação Postado originalmente por fnegreiros
    Acho que stick bit deve resolver sua questão.
    fala fnegreiros!!
    a solução do stick bit soluciona parte do meu problema, pois ela, quando aplicada em um diretório, impede que outros usuários removam, criem ou modifiquem arquivos dos quais não são donos, inclusive arquivos dentro dos diretórios filhos, porém não impede que esses outros usuário entrem nos diretórios e arquivos que não são donos e vizualizem seu conteúdo!!

    eu procuro uma solução que proíba a vizualização, remoção e modificação de arquivos em diretórios que os usuário não são donos (tipo um chmod 770) e que esse esquema de permissão seja aplicado em diretórios que AINDA serão criados...

    eu estou perquisando uma solução e agradeço pela ajuda!!

    abraços a todos!!

  8. #8

    Padrão Re: como herdar permissoes do dir. pai??

    Tu pode setar o umask só para determinado diretório se você montá-lo com a opção "umask" no fstab.