+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ecbr
    Visitante

    Padrão fita dlt x backup

    caros amigos, tenho uma fita dlt 40/80 no meu server, e gostaria de tira uma duvida

    tenho os seguinte comandos num script aqui

    mt -f /dev/st0 rewind
    tar zcpf /tmp/backup/home_bkp_geral.tar.gz /home
    tar -cvf /dev/st0 /tmp/backup/home_bkp_geral.tar.gz
    mt -f /dev/st0 offline

    minha duvida é o seguinte!!!
    é que quando eu coloco a fita novamente, e quando o script roda, ele esta granvando por cima do que ja estava la, ou continua a fita. no meu caso eu gostaria que gravasse por cima do que ja esta....

    e o comando
    mt -f /dev/st0 erase
    quando eu tenho que usar ele? ou tenho que usar ele sempre que for fazer o backup?

  2. #2

    Padrão Re: fita dlt x backup

    O que acontece quando você manda arquivar novamente algo dentro da fita é que ele simplesmente vai sobrescrevendo todos os blocos da fita, não ligando, apagando o que você faz.

    Pra resolver o seu problema, que é justamente fazer um backup incremental, você tem que utilizar outras opções do tar. Agora de cabeça eu não lembro, mas dá uma lidinha no man que é uma opção que muda só.


    Abraços.

  3. #3
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: fita dlt x backup

    Citação Postado originalmente por ecbr
    caros amigos, tenho uma fita dlt 40/80 no meu server, e gostaria de tira uma duvida

    tenho os seguinte comandos num script aqui

    mt -f /dev/st0 rewind
    tar zcpf /tmp/backup/home_bkp_geral.tar.gz /home
    tar -cvf /dev/st0 /tmp/backup/home_bkp_geral.tar.gz
    mt -f /dev/st0 offline

    minha duvida é o seguinte!!!
    é que quando eu coloco a fita novamente, e quando o script roda, ele esta granvando por cima do que ja estava la, ou continua a fita. no meu caso eu gostaria que gravasse por cima do que ja esta....

    e o comando
    mt -f /dev/st0 erase
    quando eu tenho que usar ele? ou tenho que usar ele sempre que for fazer o backup?

    Se vc. não fizer o mt -f /dev/st0 rewind o cartucho não será rebobinado e então as novas gravações estarão a partir do ponto onde acabou o backup anterior, o grande problema disso é a falta de controle que vc. terá sob seus backups, por vc. não saber qto. ainda resta de espaço na fita para vc. continuar a gravar nela.

    Para fazer uma nova gravação de um novo backup não há a necessidade de vc. usar o "erase" use sempre o "rewind" antes de começar a gravar que aí o backup começara a sobrescrever o que já existe sem vc. ter problema com a nova gravação.

    Tente o AMANDA como solução para backup, nele vc. tem um BD que irá controlar sua rotina de backup e o restore fica mais organizado.

  4. #4
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: fita dlt x backup

    Um outro detalhe, ao invés de usar esses comandos:

    tar zcpf /tmp/backup/home_bkp_geral.tar.gz /home
    tar -cvf /dev/st0 /tmp/backup/home_bkp_geral.tar.gz

    Economize espaço em disco e tempo em seu processo rodando assim:

    cd /home
    tar cfvzp /dev/st0 home

    Grave direto na fita o conteúdo de seu diretório /home e entre no diretório antes de fazer o tar pois senão qdo. vc. fizer o restore, independente do diretório onde vc. esteja ele vai sobrescrever o /home todinho.