+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Algmas duvidas que tenho

    bem consequi o cd do linux kurumin 6 sem nenhuma noçao de linux consequi instalar e agora estou entendendo como funciona o linux mas de acordo com o tempo vai surgindo algumar duvidas. Na minha instalação usei o dual but e tenho 1hd de 20gb que esta instalado o kurumin é 1 de 80gb q esta particionado em um de 20gb e outro de 60gb. Entao no meu linux eu tento acessar as partiçoes do meu hd de 80g ele me deixa ver os arquivos mais eu nao posso apagar e nem gravar algum arquivo no hd o que devo fazer?
    Outra duvida que tenho sao os aquivos do sistema muitos deles precisam de modificaçao de acordo com suas necessidade mas eu so posso mudalos com o usuario root porem so consigo fazer login com o meu usuario e gostaria de saber como faço para fazer login com o usuario root?
    Mais uma que encontrei foi quando aos programas baixei alguns programas pelo apt-get é instalei ate agora nao quero desinstalar nenhum mas quando eu quiser desinstalar algum programa o que faço?

  2. #2

    Padrão Re: Algmas duvidas que tenho

    1º) Entao no meu linux eu tento acessar as partiçoes do meu hd de 80g ele me deixa ver os arquivos mais eu nao posso apagar e nem gravar algum arquivo no hd o que devo fazer?

    Se sua partição for NTFS você tem um problema!(informe-se sobre captive)
    permissão para os usuários gravarem dados nas partições windows (fat):
    editar o arquivo /etc/fstab e mudar as linhas das partições conforme o exemplo abaixo:
    /dev/hdb3 /mnt/part vfat gid=100,umask=002,users 0 0
    /dev/hdb4 /mnt/win vfat gid=100,umask=002,users 0 0

    2º) Outra duvida que tenho sao os aquivos do sistema muitos deles precisam de modificaçao de acordo com suas necessidade mas eu so posso mudalos com o usuario root porem so consigo fazer login com o meu usuario e gostaria de saber como faço para fazer login com o usuario root?

    já logado como usuário tente:
    $ su
    <digite sua senha de root>
    ou ainda(usando sudo):
    $ sudo gvim

    3º) Mais uma que encontrei foi quando aos programas baixei alguns programas pelo apt-get é instalei ate agora nao quero desinstalar nenhum mas quando eu quiser desinstalar algum programa o que faço?

    # apt-get update
    atualiza a lista de pacotes com a dos repositórios configurados

    # apt-get install <pacote>
    instala o pacote

    # apt-get remove <pacote>
    remove o pacote

    # apt-get remove --purge <pacote>
    remove o pacote e os respectivos arquivos de configuração

    # apt-get dist-upgrade
    atualiza o sistema

    &#91;]'s

  3. #3

    Padrão Re: Algmas duvidas que tenho

    Bem
    1)Minha partiçao é NTFS
    2)Fiz isso e consequi fazer o login mas esso se aplica somente ao konsole é nao ao navegador de arquivos.
    3)Certo este deu certo.

    Tem como eu solucionar o ponto 2? Se tiver obrigado se nao valeu também a força e o ponto 3.

    Ate mais.

  4. #4

    Padrão Re: Algmas duvidas que tenho

    1) sobre captive:
    http://wiki.under-linux.org/index.php/Tutoriais/Captive

    2) logado como root abra seu gerenciador de arquivos:
    konqueror:
    kfmclient openProfile filemanagement
    nautilus:
    nautilus --no-desktop

    e assim por diante...
    ou ainda configurar o sudo: man sudo, pra no seu caso, executar como root algum programa...
    pra kde: kdesu
    pra gnome: gnome-sudo

    3) blz

    &#91;]'s