+ Responder ao Tópico



  1. #1
    flep
    Visitante

    Padrão Servidor Linux (internet) + Servidor AD win2003: como interagir?

    Olá pessoal.

    Dei uma boa pesquisada no google e aqui, mas não achei algo igual ao cenário que temos aqui:
    - Servidor linux que controla os links de internet.
    - As estações tem IP fixo interno, DNS e gateway obviamente setados para o linux.
    - servidor de arquivos rodando em windows 2003 server, o qual gerencia o domínio interno (ActiveDirector), e onde as estações devem logar para poder acessar os arquivos.

    O que está acontecendo:
    Como as estações tem os DNS setados para o linux, eles não estao encontrando o dominio local gerenciado pelo win2003.

    O que preciso:
    Preciso fazer com que o linux "mostre" as estações que o dominio local esta no win2003 (ip 10.0.0.3).
    Eu pensei em criar um usuário no AD pro linux logar, mas vai dar na mesma, pois o linux também não vai enxergar (e não enxerga) o domínio local.
    Tentei setar todos os DNS das estações pro win2003, e ele ter o DNS setado pro linux, mas isso torna a navegação muito lenta.

    E aí, o que posso fazer?

    valeu.

  2. #2
    brunoupx
    Visitante

    Padrão Re: Servidor Linux (internet) + Servidor AD win2003: como interagir?

    Flep boa tarde!

    Bom este é um caso típico de incompatibilidade entre sistemas win32 e *nix*.

    Para resolver o seu problema vc deve pendurar toda sua infra-estrutura de domínio ou seja o seu DNS dentro de seu servidor WINDOWS. Por que isso? Porque quando você roda o comando DCPROMO que é o responsável por colocar seu servidor em um domínio, ele irá centralizar toda infra de DNS local portanto você deverá obrigatoriamente colocar o seu dns ativo e com o devido domínio apontado para este servidor.

    Caso tenha dúvidas, me adicione no msn (bruno arroba upx.com.br) que eu posso te explicar melhor, tenho 3 infra-estruturas dentro do data center da UPX que fica em Campinas/SP e Dallas/TX.

    Cordialmente,

    Bruno Prado

  3. #3
    flep
    Visitante

    Padrão Re: Servidor Linux (internet) + Servidor AD win2003: como interagir?

    Já consegui resolver.
    Defini no named do meu linux que o 'dominiox' tinha reverso para o IP do servidor windows.
    Nas estações windows coloquei o windows como DNS secundário, e em avançado > DNS, adicionei o sufixo DNS 'dominiox'

    Agora as maquinas logam rapidamente no AD do windows e navegam pelo linux..

    Abraços.