+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Direito de graqvação

    Pessoal,

    Em um cliente meu, tenho um compratilhamento SAMBA que dá direito de gravação para apenas 3 usuários e para o resto apenas leitura. Funciona bala. Agora, o cliente precisa liberar um quarto para gravar somente dentro de um diretório específico nesse compartilhamento.
    Ai pegou, pois nunca implementei isso.
    Alguém tem alguma idéia?
    Segue o compartilhamento:
    #Compartilhamento Fotos
    [fotos]
    comment = Volume Restrito
    path = /samba/Restrito
    public = yes
    read only = yes
    write list = micro24 micro12 valois
    create mask = 777
    directory mask = 777

    Preciso que esse quarto usuário grave apenas dentro do diretório /INSTRUÇÕES e o resto continue como somente leitura para ele.


    Valew!


    Valois

  2. #2
    diogojapa
    Visitante

    Padrão Re: Direito de graqvação

    o que vc pode fazer eh criar um compartilhamento para essa pasta que vc quer, nos mesmos moldes desse compartilhamento de fotos, adicionando o usuario que vc quer na write list

  3. #3

    Padrão Re: Direito de graqvação

    OK, mas não é isso q o cliente quer. Preciso liberar o triste para gravar naquele diretório. O cliente foi bem claro. Não quer muitos compartilhamentos na rede.


    Valew!


    Valois

  4. #4
    diogojapa
    Visitante

    Padrão Re: Direito de graqvação

    vc tah utilizando o samba somente como servidor de arquivos?!
    se sim, vc faz o que eu te falei anteriormente mas coloca depois a opção
    browseable = no
    com essa opção, não vai aparecer o compartilhamento qdo vc acessar o servidor de arquivos
    =]

  5. #5

    Padrão Re: Direito de graqvação

    Diogo,

    Primeiramente obrigado por tentar me ajudar. Acho que não fui muito claro no que preciso.
    Esse usuário, terá um mapeamento G: no seu micro. Dentro do G: tera vários diretórios, por exemplo, \folde1, \folder2, \folder3 e \INSTRUÇÕES. No G: esse usuário deverá ter direito de leitura e gravação dentro do \INSTRUÇÕES e somente leitura nos outros diretórios. Poderia criar outro compartilhamento e dar direitos apenas a esse usuário, mas ai seria outra unidade de rede e o chefe não quer isso.


    Obrigado!


    Valois

  6. #6

    Padrão Re: Direito de graqvação

    Vc já tentou criar essa pasta, "INSTRUÇÃO" e dar a ela as permissoes necessárias?
    Ex.:
    # mkdir instrucao
    # chown quarto_usuario.grupo instrucao
    # chmod 740 instrucao

    Alguma coisa desse tipo.

    Espero ter dado uma clareada.
    []'s