+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas ao fazer dd

    Estou tentando fazer a cópia de um hd do servidor para outro HD.
    2 hds

    1 - samsung de 40Gb
    2 - maxtor de 40Gb


    Eu faço

    dd if=/dev/hda of=/dev/hdc

    ele demora um pouco ai aparece,

    Unable to handle kernel NULL pointer dereference at virtual address 0000000018



    o numero de bytes de um e do outro não sao iguais? Pq ?
    Eu faço cfdisk /dev/hdC E consta um espaço no hd coisa que no hdA onde está o sistema não tem.

    Alguem teve esse problema ?

  2. #2

    Padrão Re: Problemas ao fazer dd

    nao tive problemas especificamente com o dd, mas fazendo raid de discos da msm capacidade soh q de marcas diferentes deu uns problemas assim tb, um falava q tinha mais espaco que o outro, vc ta fazendo esse dd com o sistema ligado? se for tente fazer com os 2 desmontados a partir de um livecd

  3. #3
    Sandro Tomazele
    Visitante

    Padrão Re: Problemas ao fazer dd

    Fiz espelhamento de vários servidores utilizando o G4U (Ghost for Unix) são dois disquetes de boot que contem alguns scripts para fazer upload e download de espelhamentos via DD. Funciona bem e não tive grandes problemas...
    Você vai precisar de um servidor DHCP (não necessariamente) e de um servidor FTP (obrigatoriamente).
    veja mais detalhes em: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060323.php

  4. #4

    Padrão Re: Problemas ao fazer dd

    Então, essa é a questão.

    Ter que subir um FTP para realizar isso.
    Eu achei um link informando um outro programa. Porém o perdi.

    Vou tentar fazer o esquema que o Ice falou. Do live cd e tentar sem montar.

    Em ultima opção farei o FTP mesmo.

    Mas mi tirem uma duvida.

    Tive problema no filesystem (reiserfs) fiquei 4h fazendo checagem dele até que consegui.
    Suponha que eu tenha um RAID desse hd, se der um problema no filesystem o outro HD do RAID tb vai ficar com problema pois vai replicar ne.

    Se fosse problema de disco ai seria caso diferente isso com RAID 1 pq o disco que receberia a copia do ide principal não estaria danificado então ai sim serviria!


  5. #5
    Sandro Tomazele
    Visitante

    Padrão Re: Problemas ao fazer dd

    Depende da causa do problema, pode ser erro de disco. Neste caso o outro hd do RAID estará correto. Se for erro da controladora - ou do software - do RAID aí provavelmente os dois discos apresentarão o erro.