+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Habilitar opcoes do kernel para SQUID.

    Olá galera
    Preciso de um help de vocês, estou configurando o squid no servidor, e preciso habilitar algumas opcoes do kernel são estas :

    options SYSVMSG
    options MSGMNB=16384
    options MSGMNI=41
    options MSGSEG=2049
    options MSGSSZ=64
    options MSGTQL=512
    options SHMSEG=16
    options SHMMNI=32
    options SHMMAX=2097152
    options SHMALL=3096

    Como habilito estas opcoes no kernel ?

    Até agora consegui salvar o arquivo de configuracao do kernel numa pasta alternativa e dentro deste arquivo fiz as alteracoes necessárias, adcionando tudo nas últimas linhas, e executei novamente o configurador do kernel e carreguei as configuracoes e compilei o kernel novamente, fazendo isto resolve o problema ? Como faco para testar estas configuracao deu certo ou nao ?

  2. #2

    Padrão Re: Habilitar opcoes do kernel para SQUID.

    E ai povo

    Seguinte conseguir achar o arquivo do kernel que posso colocar as alteracoes fica dentro da pasta /usr/src/linux/.config , dentro deste defini as opcoes mas tive um problema as opcoes:

    options SYSVMSG
    options SYSVSHM

    nao foram possiveis de serem definidas no arquivo, porque quando executava o comando make dep, indicava erro faltando parametro.

    Alguem aqui sabe se estas duas opcoes estiverem faltando no kernel atrabalha o desepenho do squid com diskd ?


  3. #3

    Padrão Re: Habilitar opcoes do kernel para SQUID.

    Bem, eu nunca ouvi falar que precisava alterar alguma coisa no Kernel para utilizar o Squid... mas eu recomendo que tu edite as opções que tu quer através do menuconfig do kernel.


    Abraços!

  4. #4

    Padrão Re: Habilitar opcoes do kernel para SQUID.

    Cara , estas opcoes nao encontrei no menu-config, conversei com amigo meu a unica forma para ativar estas opcoes e editando o arquivo config, voce ja fez isto algum vez ?

  5. #5

    Padrão Re: Habilitar opcoes do kernel para SQUID.

    Bem cara... tu tem que ver que o make menuconfig é exatamente a edição do arquivo .config do kernel. Ele lê o .config do kernel e cria menus interativos para que o administrador possa editá-lo.

    Não faz sentido uma opção estar disponível no kernel e não estar disponivel em seu make menuconfig, pois o menuconfig é desenvolvido por quem desenvolveu o kernel.

    O quê pode ter acontecido é você e o seu amigo estarem utilizando versões de kernel diferente, aí o quê acoontece é que o nome da opção é diferente ou existe em outro e não existe em um, mas o suporte à mensagens do tipo System V está disponível faz bastante tempo, dê uma pesquisada no make menuconfig que tu acha sim.


    Um abraço e boa sorte!

  6. #6

    Padrão Re: Habilitar opcoes do kernel para SQUID.

    :-D

    Olá

    Cara procurei em duasversoes do kernel 2.4.31 e 2.6.17 as opcoes que foram citadas mais a acima e nao econtrei nada, coloquei as opcoes dentro do arquivo .config e compilou normalmente.

    E você conseguiu achar no kernel aonde coloca estas opcoes ?


    Obrigado !!!

  7. #7

    Padrão Re: Habilitar opcoes do kernel para SQUID.

    p/ xstefanox

    Cara estava analisando aquelas opcoes de kernel que devem ser habilitadas, como são exibidas mais abaixo

    options SYSVMSG
    options MSGMNB=16384
    options MSGMNI=41
    options MSGSEG=2049
    options MSGSSZ=64
    options MSGTQL=512
    options SHMSEG=16
    options SHMMNI=32
    options SHMMAX=2097152
    options SHMALL=3096

    Estas opcoes pelo que percebi é para plataforma BSD e são compativeis com Linux mas a opcao
    "options SYSVMSG" quando é incluida dentro do arquivo .config nao funciona , linux acusa erro as demais opcoes funcionam normalmente, se minha hipostese estiver correta tem um monte de artigos que devem ser corrigidos especificando qual sistema que o Squid deve ser instalado, no underlinux tem um artigo que tem este problema https://under-linux.org/content/view/4356/58/,

    O que vc acha ?