+ Responder ao Tópico



  1. #1
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Boa noite galera, sou usuário do Kubuntu, temos uma rede com 2 PCs, um com winXP e o meu com o Kubuntu, eu consigo acessar os arquivos da minha pasta de trabalho no WinXP, pelo Konqueror, assim: smb://servidor/htdocs porém, quando estou no Bluefish ou no Quanta, não consigo entrar, pois esse caminho não aparece na raiz de diretório... o que fazer? alguem sabe? Valeu!

    Chiko

  2. #2

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    esses não tem o plugin do smb. monta essa pasta numa pasta local e acessa a pasta local

    Código :
    # mount -t smbfs -o username=usuario,password=senha,umask=755,iocharset=iso8859-1 \\servidor\pasta /mnt/server

    onde:

    -t smbs > procoloco para montar
    username=usuario > usuário remoto com permição pra acessar o compartilhamento
    password=senha > Senha do usuário remoto
    umask=755 > Permição de acesso para usuários locais acessarem a pasta de montagem
    iocharset=iso8859-1 > Padrão de codificação para que não haja problema com nome dos arquivos com ç e acentos
    \\servidor\pasta > Caminho do servidor e a pasta compartilhada
    /mnt/server >Pasta local onde estará para ser acessado o compartilhamento.

  3. #3
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Oi WhiteTiger, blz? valeu a dica! mas acho que preciso de mais algumas dicas... veja bem, fiz o que você me disse da seguinte forma, no console, como root, entrei assim:

    mount -t smbfs -o username=sanchez,password=4651,umask=755,iocharset=iso8859-1 \\servidor\htdocs /mnt/servidor

    Porém tive o seguinte retorno:
    Could not resolve mount point /mnt/servidor

    O que seria isso?
    Ajuda eu te informar que essa pasta que eu preciso montar está no winXP da seguinte maneira, smb://servidor/htdocs ?

    Brother, agradeço muito a atenção e paciência!!! abraço!
    Chiko




    Citação Postado originalmente por WhiteTiger
    esses não tem o plugin do smb. monta essa pasta numa pasta local e acessa a pasta local

    Código :
    # mount -t smbfs -o username=usuario,password=senha,umask=755,iocharset=iso8859-1 \\servidor\pasta /mnt/server

    onde:

    -t smbs > procoloco para montar
    username=usuario > usuário remoto com permição pra acessar o compartilhamento
    password=senha > Senha do usuário remoto
    umask=755 > Permição de acesso para usuários locais acessarem a pasta de montagem
    iocharset=iso8859-1 > Padrão de codificação para que não haja problema com nome dos arquivos com ç e acentos
    \\servidor\pasta > Caminho do servidor e a pasta compartilhada
    /mnt/server >Pasta local onde estará para ser acessado o compartilhamento.

  4. #4
    heliobp
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Cara, ao que me parece esse erro ocorreu porque você não criou a pasta /mnt/server antes de rodar o comando.

  5. #5
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Citação Postado originalmente por heliobp
    Cara, ao que me parece esse erro ocorreu porque você não criou a pasta /mnt/server antes de rodar o comando.

    Blz galera! então, realmente eu não havia criado a pasta mesmo, agora eu criei e consigo montar da seguinte forma: mount -t smbfs //servidor/htdocs /mnt/windows porém, como nada ou quase nada é perfeito, agora estou com outro problema...

    Meus arquivos de trabalho estão lá no HTDOCS do micro com o WinXP, lá essa pasta já tá compartilhada com permissão de escrita, tudo certinho, mas quando eu edito com o Bluefish ou o Quanta, apesar de agora eu conseguir visualizar os arquivos e abrir, não consigo alterar e salvar ops: o que posso fazer à respeito? alguem tem uma luz ae??

    Valeu meisssmo!
    Chiko

  6. #6
    heliobp
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Cara, se não estou enganado o XP usa partição formata em NTFS e o linux não consegue escrever nesse sistema de arquivos de forma nativa, tem que fazer uns malabarismos e ainda assim é experimental. Dá uma fuçada pelo fórum que certamente você vai encontrar mais informações.

  7. #7
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Valeu Hélio, to procurando mas tá difícil irmão! ops:

    Citação Postado originalmente por heliobp
    Cara, se não estou enganado o XP usa partição formata em NTFS e o linux não consegue escrever nesse sistema de arquivos de forma nativa, tem que fazer uns malabarismos e ainda assim é experimental. Dá uma fuçada pelo fórum que certamente você vai encontrar mais informações.

  8. #8

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Citação Postado originalmente por chikosanchez
    Valeu Hélio, to procurando mas tá difícil irmão! ops:

    Citação Postado originalmente por heliobp
    Cara, se não estou enganado o XP usa partição formata em NTFS e o linux não consegue escrever nesse sistema de arquivos de forma nativa, tem que fazer uns malabarismos e ainda assim é experimental. Dá uma fuçada pelo fórum que certamente você vai encontrar mais informações.
    Tem de dar uma olhada se seu kernel vem com permição de escrita em ntfs. Mas se eh uma partição smb que vc tah montando não tem problema. SEria problema se vc tentasse montar uma partição ntfs (smb é pq usa o protocolo smb para montar não é sistema de arquivo como o ntfs. São coisas diferentes).

    O que me parece eh que vc monta como root mas tenta acessar com usuário normal. Faz assim:

    Código :
    mount -t smbfs -o umask=755 //servidor/htdocs /mnt/windows

  9. #9
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    WhiteTiger valeu cara!!! agora rolou!!! usei sua linha de comando:
    mount -t smbfs -o umask=755 //servidor/htdocs /mnt/windows

    Linha preciosa!!! haha

    Mano, só mais uma coisa... é embaçado colocar esse comando pra rodar na inicialização?

    Mano, valeu mesmo a força!!!
    Chiko :-D

  10. #10

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Citação Postado originalmente por chikosanchez
    WhiteTiger valeu cara!!! agora rolou!!! usei sua linha de comando:
    mount -t smbfs -o umask=755 //servidor/htdocs /mnt/windows

    Linha preciosa!!! haha

    Mano, só mais uma coisa... é embaçado colocar esse comando pra rodar na inicialização?

    Mano, valeu mesmo a força!!!
    Chiko :-D
    Até rola. Mas acho que fica melhor vc colocar no /etc/fstab pra esse caso.

    coloque assim:
    Código :
    //servidor/htdocs   /mnt/windows  smbfs   umask=755,user 0 0

    Assim ele vai montar quando vc der o boot.

  11. #11
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos na minha pasta de trabalho no winXP?

    Camarada WhiteTiger, blz?
    Brother, agora estou configurando um outro PC na rede, mas esse está com o Ubuntu...

    Tentei rodar a linha "mágica" no console:
    mount -t smbfs -o umask=755 //servidor/htdocs /mnt/windows

    Porém, pra minha surpresa, o linux retornou o erro:

    mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on //servidor/htdocs,
    missing codepage or other error
    In some cases useful info is found in syslog - try
    dmesg | tail or so


    O que será isso brother?? acabamos de colocar o Ubuntu nesse micro...

    Desde já, valeu a força mano!
    Chiko :wink: