+ Responder ao Tópico

Padrão Re: MSN caindo 2 links

Olá, alguém poderia dar um exemplo de como fazer o balanceamento com NAT entre dois links dividindo o trafego por serviços igual o Patrick falou.

Tambem gostaria de ver alguns exemplos de balanceamento entre links, se alguem puder nos disponibilizar algo deste tipo ficarei grato... :wink:

Portela,

Leia meu tutorial sobre isso no WiKi. O balanceamento por serviço é feito pela marcação dos pacotes (pode ser por protocolo, porta, tos, ttl e qualquer outra marcação que o iptables aceitar ou ainda por redes de origem e redes de destino diretamente dentro do ip route).

Pessoal,

Já quebrei bastante a cabeça tentando fazer um Load Balance que funcionasse sem problemas por aqui, mas o fato é que nunca funcionou perfeitamente. O meu primeiro teste foi adicionando dois gateways na mesma linha de comando... O balanceamento ficou bom, mas o MSN vivia caindo... Daeh eu coloquei rotas estáticas para as redes que o MSN usa (64.0.0.0/8, 207.0.0.0/8, etc...), mas não era exatamente o que eu queria, além de dar diversos paus nos downloads de arquivos grandes, principalmente se usasse um gerenciador de downloads (Free Download Manager), ou seja, quando ele iniciava uma segunda seção, e esta pegasse a outra rota, ambas caíam...

Acredito que ainda possa existir alguma solução que dê estabilidade ao link, pois senaum, a qualidade do serviço cai muito...

Aos moderadores do site, acho que poderia ser colocado um tópico fixo para este assunto, pois o mesmo merece destaque ok???

Acho otima a ideia, gostaria de encontrar algo estável.
    Tomara que nao entrem crianças que nem sabem o que é iproute2 na discução, isso acaba com os topicos fixos.

Uma curiosidade minha é que tem produtos no mercado (hardware) que prometem fazer balanceamento e usam kernel linux. Queria saber como eles fazem.

Patrick,

Fazer balanceamento até fazem, mas da mesma forma que o Mikrotik faz: por conexão ou por pacote... O fato é que, raciocinando logicamente, digamos que você se loga em algum site de banco aeh prá tirar extrato... Vc pode até conseguir se conectar, mas para isso ocorrerão várias conexões. Assim como também irão ocorrer outras conexões entre sua máquina e o sevridor do banco à medida que você foir navegando nele... Se vc tiver sorte e em TODAS essas conexões, vc sempre ser direcionado para o mesmo link, a sua conexão vai funcionar, mas se vc pegar outra rota (link), com certeza vc vai cair... A única solução que conheço para isso é a rota estática, ou seja, "dizer" ao Mikrotik que toda vez que for acessado o endereço tal, use o referido Gateway... Dessa forma sua conexão não cai nunca... O resto você pode deixar no balanceament que não vai acontecer nada de errado...

Sugiro que seja criado um tópico fixo, então, com endereços IP de servidores de banco, MSN, etc... e tal, para que possamos usar para especificar nossas rotas estáticas. Fica aeh a sugestão...