+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão anti-spam fora do servidor de e-mail

    Minha empresa comprou uma solução linux proprietária- daquelas com interfacezinha web para qualquer leigo administrar - onde se encontra nosso servidor de e-mails. O problema é que chove spam na empresa e eles não tem nenhuma espécie de anti-spam - a não ser um filtro estático que não ajuda em nada - e não podemos instalar nada no servidor.

    A minha idéia é de montar um servidor anti-spam fora do servidor de e-mail, só não sei se isso é possível. As mensagens são filtradas primeiro nesse servidor e depois seguem para o de e-mail. Alguem poderia me tirar essa dúvida?

  2. #2

    Padrão Re: anti-spam fora do servidor de e-mail

    Bem... ter até tem, mas é meio complicado e depender de dois servidores para possuir um serviço não é lá muito engenhoso. Dá uma olhadinha no quê roda neste servidor seu de e-mail, mas já te aviso de antemão que 99% dos servidores de e-mail que eu trombei na vida rodavam SpamAssassin e ClamAV. Confirme isso e depois dê uma olhadinha no binário sa-learn.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: anti-spam fora do servidor de e-mail

    Ola

    Tem como fazer, segue ai os passos:

    Na configuração do seu dominio deverá ter 2 MX, com prioridades diferetentes, a exemplo:

    MX 5 srv-antispam.dominio.com.br.
    MX 10 pop.dominio.com.br.

    No servidor do AntiSpam/AntiVirus (no caso do exemplo srv-antispam.dominio.com.br), vai ter que utilizar no postfix o transport, apontando para o servidor pop.dominio.com.br

    Neste exemplo, todo e-mail para o dominio.com.br será analisado no servidor AntiSpam/AntiVirus (no caso do exemplo srv-antispam.dominio.com.br) e posteriormente analisado será encaminhado via o transport (do postfix) para o servidor de armazenamento de email (pop.dominio.com.br)

    É por ai...


  4. #4

    Padrão Re: anti-spam fora do servidor de e-mail

    Citação Postado originalmente por bauer
    Ola

    Tem como fazer, segue ai os passos:

    Na configuração do seu dominio deverá ter 2 MX, com prioridades diferetentes, a exemplo:

    MX 5 srv-antispam.dominio.com.br.
    MX 10 pop.dominio.com.br.

    No servidor do AntiSpam/AntiVirus (no caso do exemplo srv-antispam.dominio.com.br), vai ter que utilizar no postfix o transport, apontando para o servidor pop.dominio.com.br

    Neste exemplo, todo e-mail para o dominio.com.br será analisado no servidor AntiSpam/AntiVirus (no caso do exemplo srv-antispam.dominio.com.br) e posteriormente analisado será encaminhado via o transport (do postfix) para o servidor de armazenamento de email (pop.dominio.com.br)

    É por ai...

    Fala Bauer!

    Cara... os números nos registros de mapas DNS do tipo MX simbolizam a prioridade dos servidores, correto?

    Sendo assim, se o primeiro servidor falhar, o segundo entra em vigor. Se o primeiro falhar, nós não temos mais antivirus e antispam, fazendo com que o servidor receba todos os e-mails sem serem tratados (Se receber, estou supondo que você utilize alguma coisa pra pegar as mensagens do primeiro servidor, como o fetchmail)... então não seria melhor colocar apenas o primeiro registro de DNS no servidor?

    Fiquei curioso... dá uma explicada aí =).

  5. #5

    Padrão Re: anti-spam fora do servidor de e-mail

    Ola xstefanox

    Da forma que descrevi, os email NUNCA são armazendados no primeiro servidor, só analizados pelo AntiVirus/Antispam, e encaminhados para o segundo servidor no qual será armazenado. Por isso tem que constar os 2 MX na entrada do DNS. Logicamente, neste exemplo, se o primeiro servidor falhar as mensagens serão entregues diretamente para o segundo sem a análise. Seria uma solução visto que nosso amigo infelizmente não tem acesso ao servidor de armazenamento.

    Na verdade isto é muito utilizado para fazer balanceamento de servidor de email, não sobrecarregando o servidor onde serão armazenado as mensagens.

    No meu caso, possuo AntiVirus/AntiSpam em ambos os servidores, no de analise e do armazenamento, garantindo assim que sempre os email serão analizados.

    T+