+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão permissoes /home/vpopmail

    detonei acidentalmente as permissoes da pasta /home/vpopmail do meu qmail... como restauro levando em consideracao que eu nao sei como estava antes...dei um chmod 2750 -R na pasta....putz.... agora nao ta enviando nem recebendo mail!!

  2. #2

    Padrão Re: permissoes /home/vpopmail

    nao sei se isso pode te ajuda...
    drwxr-xr-x 9 vpopmail vchkpw 416 2006-05-24 14:56 vpopmail/

    t+
    :-)

  3. #3

    Padrão Re: permissoes /home/vpopmail

    Ai vai minha sugestão, minhas permissões estão assim:

    chmod 755 -R /home/vpopmail
    chmod 700 -R /home/vpopmail/domains/dominio.com.br
    chmod 711 -R /home/vpopmail/bin
    chmod 755 /home/vpopmail/bin/vchkpw
    chmod 644 -R /home/vpopmail/etc
    chmod 444 -R /home/vpopmail/etc/includes
    chmod 444 -R /home/vpopmail/etc/includes


    Dentro do Maildir dos usuários existem dois arquivos com permissões especificas estes são "courierimapsubscribed" e "courierimapuiddb". Para alterar a permissões dos mesmos sem ter que acessar usuário por usuário pode ser feito da seguinte forma:

    ls /home/vpopmail/domains/dominio.com.br/ >> /tmp/users_courierimapsubscribed
    ls /home/vpopmail/domains/dominio.com.br/ >> /tmp/users_ courierimapuiddb


    Se você possui mais de 100 contas geralmente dentro do diretório domínio.com.br são criadas sub-diretórios, então você deve repetir o procedimento acima para essas esses diretórios também:

    Ex.: ls /home/vpopmail/domains/dominio.com.br/0/ >>/tmp/users_courierimapsubscribed
    ls /home/vpopmail/domains/dominio.com.br/1/ >> /tmp/users_courierimapsubscribed

    sed -i 's,^,chmod 644 /home/vpopmail/domains/dominio.com.br/,' /tmp/users_courierimapsubscribed
    sed -i 's,$,/Maildir/courierimapsubscribed,' /tmp/users_courierimapsubscribed


    sed -i 's,^,chmod 644 /home/vpopmail/domains/dominio.com.br/,' /tmp/users_ courierimapuiddb
    sed -i 's,$,/Maildir/ courierimapuiddb,' /tmp/users_ courierimapuiddb


    chmod 755 /tmp/users_courierimapsubscribed
    chmod 755 /tmp/users_courierimapuiddb


    /tmp/users_courierimapsubscribed
    /tmp/users_courierimapuiddb


    rm –f /users_courierimapsubscribed
    rm –f /tmp/users_courierimapuiddb


    Qq dúvida posta ai.

  4. #4

    Padrão Re: permissoes /home/vpopmail

    vc salvou uma vida!!! ufa!!

  5. #5

    Padrão Re: permissoes /home/vpopmail

    Não sei não, em casa fiz testes em uma VM e não funcionou, acredito que a melhor opção vai ser gerar um backup do Maildir e re-compilar o vpopmail. Após alterar as permissões manualmente perdi todos os acessos, imap, pop, qmailadmin. Se quiser tentar por ai lhe desejo boa sorte.