Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    É muito comum a perda do bootloader, tanto por caso de atualização de firmware mal sucedida ou pela simples variação elétrica sendo que o produto final é o mesmo para ambos os casos: peso de papel ! O bootloader, para quem não sabe, é, a grosso modo dizer, o disquete de boot do sistema sendo ele o encarregado e iniciar as interfaces seriais, memória, lan, etc, preparando o sistema para receber o firmware propriamente dito. Quando o bootloader está ativo (todos os leds vermelhos acendem ao ligar a fonte) mas o firmware está corrompido, ou não está presente, aí podemos fazer um cabo serial e enviar novamente o firmware, mas e se o bootloader morrer, o que fazemos ? Uma opção seria comprar um gravador de eprom (para regravar o flash tsop48), uma estação de solda (para retirar e recolocar o flash), alguma prática em como gravar flash tsop48 e muita paciência, o que acaba por inviabilizar a empreitada pelo seu alto custo.Uma outra maneira é montar, ou comprar, um cabo jtag para fazer esta tarefa sem que seja necessário remover o flash do lugar. Algum tempo atrás existia uma limitação em usar o jtag porque o programa não suportava a versão EJTAG que é o padrão do processador RTL8181 (Lexra) mas isso foi contornado com uma versão modificada do openwince-jtag feita pelo Marek Michalkiewicz (http://www.amelek.gda.pl/rtl8181/jtag). Agora não somente é possível mas também o custo de montagem do cabo não passa de R$ 10,00 sendo até mais barato que a montagem do cabo serial. Para isso é necessário seguir as instruções de montagem do cabo JTAG passivo feito pelo Lightbulb lembrando que você vai necessitar de um cabo de impressora paralela, ou um conector DB25 macho, e mais 4 resistores de 100 ohm.

    Segue link do manual completo: http://www.tuxap.com.br/download/rec...bootloader.pdf

    Abraços a todos

    aheringer

  2. #2

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    mandou bemm !!!

    valew d++



    vou tentar e posto a experiencia !!

    abraçoo

    OBS: o que virou o tuxap ?



  3. #3

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    blz essa dica,
    mas onde posso arrumar o boot?

  4. #4

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Vc pode baixar em www.tuxap.com.br/download/imagens.zip

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom
    blz essa dica,
    mas onde posso arrumar o boot?



  5. #5

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    veio vc trabalha pra tuxap?
    cara tenho dois ovislink 1120 aki sem o boot e tenho um w-lan com defeito o w-lan o cara meteu um firmeware errado de outro ap dai ele pinga mas nao abre nada, esse boot tbm serve pros w-lan?

  6. #6

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Citação Postado originalmente por aheringer
    É muito comum a perda do bootloader, tanto por caso de atualização de firmware mal sucedida ou pela simples variação elétrica sendo que o produto final é o mesmo para ambos os casos: peso de papel ! O bootloader, para quem não sabe, é, a grosso modo dizer, o disquete de boot do sistema sendo ele o encarregado e iniciar as interfaces seriais, memória, lan, etc, preparando o sistema para receber o firmware propriamente dito. Quando o bootloader está ativo (todos os leds vermelhos acendem ao ligar a fonte) mas o firmware está corrompido, ou não está presente, aí podemos fazer um cabo serial e enviar novamente o firmware, mas e se o bootloader morrer, o que fazemos ? Uma opção seria comprar um gravador de eprom (para regravar o flash tsop48), uma estação de solda (para retirar e recolocar o flash), alguma prática em como gravar flash tsop48 e muita paciência, o que acaba por inviabilizar a empreitada pelo seu alto custo.Uma outra maneira é montar, ou comprar, um cabo jtag para fazer esta tarefa sem que seja necessário remover o flash do lugar. Algum tempo atrás existia uma limitação em usar o jtag porque o programa não suportava a versão EJTAG que é o padrão do processador RTL8181 (Lexra) mas isso foi contornado com uma versão modificada do openwince-jtag feita pelo Marek Michalkiewicz (http://www.amelek.gda.pl/rtl8181/jtag). Agora não somente é possível mas também o custo de montagem do cabo não passa de R$ 10,00 sendo até mais barato que a montagem do cabo serial. Para isso é necessário seguir as instruções de montagem do cabo JTAG passivo feito pelo Lightbulb lembrando que você vai necessitar de um cabo de impressora paralela, ou um conector DB25 macho, e mais 4 resistores de 100 ohm.

    Segue link do manual completo: http://www.tuxap.com.br/download/rec...bootloader.pdf

    Abraços a todos

    aheringer
    seria bom q o pessoal poste o bootloader e pinagems de cada tipo de equipo..

    eu particularmente tenho varios equipos com problema:

    AS-2000
    AP-2000
    AP-600a
    SWL3000
    EC Lucent..

    eu tentei com varios esquema de cabos JTAG e pinagems e nao obteve resultado..

    Lee



  7. #7

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Olá amigos.
    Fiz o cabo mas nao consegui detectar o Ovislink.
    A unica diferença é que utilizei cabo UTP normal sera esse o problema Andre ?
    Utilizei aproximadamente 10cm de cabo utp , testei em duas maquinas diferentes e nao obtive sucesso.

    Abraço..

    Fabricio

  8. #8

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Sim, o tuxap sou eu
    O boot do wlan eu tenho que extrair de algum que esteja funcionando pois não tenho nenhum aqui mas o grande problema do wlan é o tipo de encapsulamento que não dá pra acompanhar as trilhas e assim descobrir a pinagem correta dele.

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom
    veio vc trabalha pra tuxap?
    cara tenho dois ovislink 1120 aki sem o boot e tenho um w-lan com defeito o w-lan o cara meteu um firmeware errado de outro ap dai ele pinga mas nao abre nada, esse boot tbm serve pros w-lan?



  9. #9

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Quando vc executa o detect o que acontece ? Como soldou os resistores ? Eu usei aqui um cabo de impressora usado, cortei cerca de 40cm (deixando o db25 intacto) e, com um multímetro, detectei os pinos corretos no DB25 (na outra ponta) e só fiz soldar os resistores na ponta. Vou postar algumas fotos do circuito que montei....


    Citação Postado originalmente por kmsilencer
    Olá amigos.
    Fiz o cabo mas nao consegui detectar o Ovislink.
    A unica diferença é que utilizei cabo UTP normal sera esse o problema Andre ?
    Utilizei aproximadamente 10cm de cabo utp , testei em duas maquinas diferentes e nao obtive sucesso.

    Abraço..

    Fabricio

  10. #10

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Peguei um conector db25 e soldei o resistores mais ou menos como fez o gringo nas fotos do manual.
    Quando executo detect nao aparece nada so pula a linha.



  11. #11

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    fiz aqui e deu certo..

    cai na bobera de mandar fazer o upload do firmware inteiro..

    tem 9 horas que uma ovislink ta plugada.. atualizando..


    fiz upload somente do bootloader antes.. ai ela voltou.. mas quando faço upload do firmware via serial.. ela da boot... mas da erro no firmware.... começa a bootar.. e no meio da erro de checksum..

    tentei o firmware original, tentei aprouter.. o mesmo erro ..

    vamos ver mais quanto tempo ela fica aqui pendurada uhahuauh

  12. #12

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Oi Alexandre como vc fez o cabo ?



  13. #13

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    peguei um cabo de impressora... (nem abri a ponta)..

    procurei a sequencia dos fios.. soldei os resistores... nos fios e soldei no conector da ovislixo..

    fiz um pingo de solda nos contatos atras da placa...

    a ovislink ta aqui ateh agora recebendo o upload do firmware full.. REALMENTE EU NAO RECOMENDO... demora d++++++++++ ja passam de 12 horas de upload !!!

    o bootloader demorou uns 20 minutos... (26k) ... imagina 2MB o tempo que nao vai demorar...

  14. #14

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    resolvi cancelar o upload.. e refiz a solda do cabo na placa ...

    estou acessando internet por ela !!

    agora preciso achar o esquema para EDIMAX 802.11b (1 porta).. tenho algumas estragadas tambem..





  15. #15

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    o aheringer tem como vc me arrumar uma copia completa do watchdog pos estou montando um sitema de watchdog q vai funcionar da seguinte forma
    estou fazendo uma placa que nela sera ligada um celular quando o celular tocar a placa vai cortar a energia do ap por 60 segundos e depois retorna com a energia o watchdog do tuxap vai me servir de exemplo para montar um watchdog no servidor no servidor vou botar um modem ligado a linha telefonica caso um dos ip dos ap nao responda o watchdog vai discar o numero do telefone do ap e destravando o mesmo.
    pos nem sem o watchdog do ap resolve por exemplo quando o problema do travamento e por conta de energia estatica ja era so destrava se desligar e ligar novamente.
    fico grato com sua colocaboracao


    Citação Postado originalmente por aheringer
    Sim, o tuxap sou eu
    O boot do wlan eu tenho que extrair de algum que esteja funcionando pois não tenho nenhum aqui mas o grande problema do wlan é o tipo de encapsulamento que não dá pra acompanhar as trilhas e assim descobrir a pinagem correta dele.

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom
    veio vc trabalha pra tuxap?
    cara tenho dois ovislink 1120 aki sem o boot e tenho um w-lan com defeito o w-lan o cara meteu um firmeware errado de outro ap dai ele pinga mas nao abre nada, esse boot tbm serve pros w-lan?

  16. #16

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Usa o converte.bin, do pacote contido em www.tuxap.com.br/download/ovislink.zip, que ele formata o flash sem dar erros e depois vc pode subir qualquer fw via lan mesmo. Manda o converte.bin via serial que funciona show. Estou compilando a versão mais recente do bootloader ( a mesma dos rtl8186) para o rtl8181 e nem vai necessitar do serial, bastanto enviar direto via tftp.


    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    fiz aqui e deu certo..

    cai na bobera de mandar fazer o upload do firmware inteiro..

    tem 9 horas que uma ovislink ta plugada.. atualizando..


    fiz upload somente do bootloader antes.. ai ela voltou.. mas quando faço upload do firmware via serial.. ela da boot... mas da erro no firmware.... começa a bootar.. e no meio da erro de checksum..

    tentei o firmware original, tentei aprouter.. o mesmo erro ..

    vamos ver mais quanto tempo ela fica aqui pendurada uhahuauh



  17. #17

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    O 7206apb não tem o jtag e será necessário vc soldar direto na "cabeça" do processador assim:

    http://wireless.org.au/~jhecker/rtljtag/rtl-jtag.jpg

    Lembrando que os pinos que vc deverá usar são:

    6 - TDO
    9 - TMS
    11 - TDI
    64 - CLK

    Feche, tmbm, curto do pino 205 com o GND para entrar no modo JTAG.


    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    resolvi cancelar o upload.. e refiz a solda do cabo na placa ...

    estou acessando internet por ela !!

    agora preciso achar o esquema para EDIMAX 802.11b (1 porta).. tenho algumas estragadas tambem..



  18. #18

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Dá pra montar sim já que vc pode usar uma placa controladora serial ligada ao ovislink e assim controlar vários dispositivos. Eu mesmo fiz um projeto, em bancada, para controlar a abertura de uma janela usando uma placa serial de baixo custo. A placa vc encontra no site do Roger, www.rogercom.com e basta fazer um script para monitorar a serial e assim ajustar seus parâmetros em tempo real.

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom
    o aheringer tem como vc me arrumar uma copia completa do watchdog pos estou montando um sitema de watchdog q vai funcionar da seguinte forma
    estou fazendo uma placa que nela sera ligada um celular quando o celular tocar a placa vai cortar a energia do ap por 60 segundos e depois retorna com a energia o watchdog do tuxap vai me servir de exemplo para montar um watchdog no servidor no servidor vou botar um modem ligado a linha telefonica caso um dos ip dos ap nao responda o watchdog vai discar o numero do telefone do ap e destravando o mesmo.
    pos nem sem o watchdog do ap resolve por exemplo quando o problema do travamento e por conta de energia estatica ja era so destrava se desligar e ligar novamente.
    fico grato com sua colocaboracao


    Citação Postado originalmente por aheringer
    Sim, o tuxap sou eu
    O boot do wlan eu tenho que extrair de algum que esteja funcionando pois não tenho nenhum aqui mas o grande problema do wlan é o tipo de encapsulamento que não dá pra acompanhar as trilhas e assim descobrir a pinagem correta dele.

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom
    veio vc trabalha pra tuxap?
    cara tenho dois ovislink 1120 aki sem o boot e tenho um w-lan com defeito o w-lan o cara meteu um firmeware errado de outro ap dai ele pinga mas nao abre nada, esse boot tbm serve pros w-lan?



  19. #19

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Legal Alexandre...vou tentar refazer com um cabo de impressora pois com utp nao funcionou de geito nenhum... qual o tamanho do cabo que vc esta utilizando ?


  20. #20

    Padrão Re: Como recuperar ovislink 1120 "morto" usando um cabo JTAG passivo

    Refiz o cabo aqui conforme vcs falaram utilizando um cabo de impressora e funcionou perfeitamente... meu ovis ja esta funcionando normalmente.
    Obrigado pela dica Andre foi de grande ajuda..

    Abraços.
    Fabricio