+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Algumas perguntas de iniciante

    AE!!

    E ae pessoal do Under!!
    Eu finalmente instalei o Slackware na minha maquina...Agora sim, com banda larga fica tudo bom...
    Há vários tópicos de eu tentando instalar meu 537 sem sucesso....Mas enfim....Agora sim ta beleza!! :-D

    Algumas perguntas:

    1- Eu instalei o Slackware 10.2 e to usando o root, que foi a unica conta de usuário criada, mas eu devia criar uma conta de usuário "não-root" não é mesmo? Como eu crio?

    2- Quando eu criar essa conta, eu terei de configurar tudo novamente? Eu ja havia configurado teclado, mouse e várias coisas do X para o root, as configurações ficam no novo usuário?

    3- Eu instalo os programas como root, e para usar com os outros usuários eu preciso fazer algo diferente ou somente chamar o programa? ( eu to logando como root no X :| )

    4- Eu gostaria de usar o Fluxbox...Eu até instalei o tgz que eu baixei do www.fluxbox.org ae eu usei o xwmconfig para escolher o Fluxbox para iniciar, mas quando tento iniciar com ele, não inicia...Ele tenta iniciar e volta novamente ao modo texto sem iniciar....Como eu faço?

    5- Quando eu abro o terminal aparece:
    usuário@darkstar ->
    Como eu faço para mudar esse tal darkstar?

    6- No Ruindows( maus tempos...aueheuahae ) eu usava aqueles caracteres que aparecem com o "alt + 123" por exemplo....Como eu posso utiliza-los no Linux?

    7- Qual comando eu posso utilizar para saber o tamanho de um diretório ou arquivo? Eu só sei pelo X :-( em "properties"....

    Bem...Muitas delas são perguntas simples....Algumas até bobas, mas são duvidas que talvez sejam faceis de resolver...Eu ja pesquisei sobre tudo isso...Alguns eu até achei...Mas não consegui resolver...Por isso peço a ajuda de vocês...

    Fico no aguardo de respostas...

    Obrigado pessoal!!

    Há braços


  2. #2

    Padrão Re: Algumas perguntas de iniciante

    1) useradd <nome_do_usuario>
    Dê uma olhada na manpage do comando "useradd" (man useradd) - http://www.die.net/doc/linux/man/man8/useradd.8.html
    2) Depende. Se estiver rodando o X com o parâmetro "-config <arquivo-de-configuracao>", o novo usuário precisa ter permissão para acessar esse arquivo de configuração. Se ele não tiver, você pode copiar o arquivo de configuração para outro local e setar as permissões necessárias no mesmo. Se você utilizou o xorgconfig (sem parâmetros extras), não precisa se preocupar com isto, tudo permanecerá configurado.
    3) Não, basta executar o programa (se houver algum problema, talvez você precise setar algumas permissões em alguns arquivos).
    4) Deve haver algum problema na configuração. Aparece alguma mensagem de erro? Dê um "ls -al /var/log/Xorg*.log". Apareceu algum arquivo? Talvez você precise dar uma olhada no final do conteúdo do(s) arquivo(s) para descobrir a causa do erro.
    5) Esse é o "hostname" da máquina. Você deve alterá-lo nos arquivos "/etc/hostname" ou "/etc/HOSTNAME", no "/etc/hosts", e reiniciar. Para saber se deu certo, pocê pode executar o comando "hostname", ele mostrará o hostname atual. Você também pode mudar o "prompt", tirando o hostname e colocando qualquer outra coisa, remover o "@", etc. Pra isso você precisa criar ou editar o arquivo ".bashrc" no homedir do seu usuário.
    Por exemplo:
    Código :
    $ vi ~/.bashrc
    PS1='[\u@\h \W]$ '

    Isto resultaria num prompt assim: [usuario@hostname /diretorio_atual]$
    Se deseja ir mais afundo no assunto, procure por ".bashrc" ou "PS1=" em http://www.google.com/linux

    6) Ahn. Agora não lembro... quando sobrar mais tempo dou uma pesquisada. Se for urgente, pesquise por "ALT+<key>" ou "ALT+#". Deve achar algo sobre isto.
    7) "du <arquivo>" ou para mostrar em MB, "du -H <arquivo>" (man du) - http://www.die.net/doc/linux/man/man1/du.1.html

    Não sei se consegui esclarecer todas as dúvidas (claro, exceto a do ALT+#), qualquer coisa posta novamente. Se encontrar a resposta da pergunta 6, posta pra nós ai

    Abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Algumas perguntas de iniciante

    pequena correção: para mudar o hostname, depois de alterar o arquivo, vc pode simplesmente rodar
    hostname <nomedamaquina> e sair, quando vc logar de novo já vai aparecer o nome de novo.

  4. #4

    Padrão Re: Algumas perguntas de iniciante

    AE!!

    Obrigado pelas respostas....Ae vai o que eu entendi....

    1- OK!! Obrigado pela ajuda....Agora vou ler mais a respeito

    2- Desculpe a ignorancia no assunto, mas eu não entendi...Como assim rodando o X com o parametro "-config" ? Se puder me explicar...

    3- OK!! Esclarecido :-)

    4- Eu olhei e há mesmo um log la....No final, as linhas que contem o erro são as seguintes:

    Código :
    Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/CID/, removing from list!
    SetClientVersion: 0 8

    Me parece estar faltando fontes...É isso mesmo? Se for, onde eu posso consegui-las?

    5- OK!! Consegui mudar na maior moleza....Graças as dicas de vocês...Obrigado ph0enix e evandrofisico!!

    6- Ainda não encontrei nada....mas vou continuar pesquisando...se alguem souber de algo e puder me dar uma luz tambem :-D

    7- OK!! Era isso mesmo que eu procurava!! :-D


    Ficou faltando apenas as respostas as perguntas 2, 4 e 6....Se puderem me ajudar ficarei grato...
    E obrigado pela ajuda até agora!!

    Há braços

  5. #5

    Padrão Re: Algumas perguntas de iniciante

    Citação Postado originalmente por PotH
    2- Quando eu criar essa conta, eu terei de configurar tudo novamente? Eu ja havia configurado teclado, mouse e várias coisas do X para o root, as configurações ficam no novo usuário?
    Cada usuario tem seu próprio diretorio home justamente para isso, cada um ter suas proprias configurações.
    Ja o X a configuração vale para todos os usuarios.


    Citação Postado originalmente por PotH
    4- Eu gostaria de usar o Fluxbox...Eu até instalei o tgz que eu baixei do www.fluxbox.org ae eu usei o xwmconfig para escolher o Fluxbox para iniciar, mas quando tento iniciar com ele, não inicia...Ele tenta iniciar e volta novamente ao modo texto sem iniciar....Como eu faço?
    Baixa o source e compila ai, aqui rodou beleza.


    Citação Postado originalmente por PotH
    6- No Ruindows( maus tempos...aueheuahae ) eu usava aqueles caracteres que aparecem com o "alt + 123" por exemplo....Como eu posso utiliza-los no Linux?
    Isso eu não faço ideia de como fazer.

  6. #6

    Padrão Re: Algumas perguntas de iniciante

    Æ!!

    E ae Skorpion

    Vamos la então:

    2- OK!! Entendi...Agora ta beleza...^^
    Eu só acho que vou ter problemas com a configuração do meu teclado, por que eu configurei ee pelo KDE...Pelo xorg não fica com o layout correto nunca...Eu tentei várias configurações que eu procurei na net, mas não ficava o layout certo, sempre tinham teclas com outras funções...
    No KDE está assim:
    Layout:Brazilian
    Keymap: (br)
    Keyboard model: Brazilian ABNT2

    Você sabe qual a configuração que devo colocar no Xorg para que fique igual a configuração que eu fiz no KDE?

    4- Eu baixei o source e compilei basico (./configure make make install )...mas continua com o mesmo erro de antes...
    No Log aparece a seguinte mensagem no final:

    Código :
    Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/CID/, removing from list!
    SetClientVersion: 0 8

    Você sabe o que ta faltando? São Fonts?

    6- Pois é...Por enquanto sem solução ainda...

    Fico no aguardo de respostas.
    Aos poucos está sanando as perguntas....ehheehe

    Valeu pessoal...

    Há braços

  7. #7

    Padrão Re: Algumas perguntas de iniciante

    AE!!

    Pessoal,

    Ninguem pode me ajudar com esses ultimos probleminhas?

    Há braços

  8. #8

    Padrão Re: Algumas perguntas de iniciante

    Vou dar uma olhada nisso em casa depois. Não to lembrado de cabeça a config do xorg.

    Sobre o flux irei dar uma pesquisada.