Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

jrlinux
    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara... fala como vc resolveu seu problema, pq estou com problema no upload aqui e não consigo resolver... atualmente estou usando o htb3, mas já tentei com o cbq tbm... valeu
    Então cara..olha só. Eu deixei o htbtools fazendo o controle de download, piois ele funciona muito bem. Ja no caso do upload, eu passei a usar o cbq. Portanto eu uso o htb pra dowbnload e o cbq pra upload. Um não atrapalha o outro.
    Baixa o cbq.init do source forge.
    É um scpript que cria as regras cvbq e depoiis s aplica. O script se baseia nos arquivos de configuração que vc cria par cada regra que deseja criar.
    1.Deixe o script em algum lugar para sempre que a maquina bpptar, ele ser executado. No meu caso, c omo uso slack, eu renomei o arquivo para rc.cbq e deixei ele em /etc/rc.d e fiz uma referencia no rc.inet2 para sempre executa-lo no começo dessa forma:
    # # Start the CBQ
    if [ -x /etc/rc.d/rc.cbq ]; then
    echo "Iniciando controle de banda"
    /etc/rc.d/rc.cbq compile 2> /dev/null
    /etc/rc.d/rc.cbq start
    fi

Note que são 2 comandos: o cbq compile cria as regras, ouseja, traduz o que vc deseja e setou nos arquivos de configuração para as regras cbq usando o tc de fato.
    O cbq start inicia essas regras.

2. Abra o cbq.init ( no meu caso, ja rc.cbq ) , e edite as variáveis que tem logo no começo do arquivo de acordo com sua distro. No meu caso Slack, eu soh precisei mudar o CBQ_PATH para /etc/cbq, sendo o padraum do arquivo /etc/sysconfig/cbq. Alias, soh mudei por questoes de padronização aki no meu sistema. Faça como desejar.
    ### Command locations
    TC=/sbin/tc
    IP=/sbin/ip
    MP=/sbin/modprobe
    ### Default CBQ_PATH & CBQ_CACHE settings
    CBQ_PATH=${CBQ_PATH:-/etc/cbq}
    CBQ_CACHE=${CBQ_CACHE:-/var/cache/cbq.init}

3. O cbq.init ta pronotpra ser usado. Agora soh falçta criar os arquivos de configuração das regras para que o cbq.init as leia quando for chamado. Elas vaum ficar em /etc/cbq e devem ter seu nome dentor de um padraum que o autor do cbq.init escolheu. Ex:

#ls /etc/cbq

cbq-0002.jrlinux cbq-0003.jrlinux e assim por diante. Mude o jrlinux por o que vc desejar......e a sequencia de numeros eh hexadecimal....portanto vc tb vi usar letras....Procure exemplos disso na net, pois ainda naum usei dessa forma. Mas pra começar use dessa forma simples pra testar tudo.
    O conteudo de cada arquivo deve ser o seguinte:

DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit == Aqui a placa de rede, e suas velocidades possíveis.
    RATE=256Kbit ===> aqui a banda que vc quer setar para seu cliente
    WEIGHT=25Kbit ===. a bandqa dividida por 10
    PRIO=5 ====> prioridade dos pacotes em relação aos outros ( deixei 5 mesmo )
    RULE=10.0.0.2/32, ===> aqui a faixa de ips que sofrerão a regra. Mascara de 32 bits significa um unico host específico. vc pode usar 24 16 8...de acordo com sua necessidade.
    BOUNDED=yes ===> algo relativo a emprestar banda quando nau tiver usando.
    ISOLATED=no ===> reserva de banda pra estes hosts
    MARK=20 ===> ISSO EH ESSENCIAL..ja vo explicar.

OBS: o cbq deve ser aplicado na placa de saida dos dados....nunca na entrada. Ou seja, se vc deseja controlar o upload, vc deve colocar nas regras a placa de rede com a conexão com a internet. Ou no caso de pppoe, seu pppx correspondente. Pra controlar downloada, crie as reras usndo sua placa de rede interna.

4. Com o arquivo criado, agora soh falta iniciar o cbq.init. Se nosso caso fosse controlar download, provavelmente ja taria funcionando. Mas para uploada eh preciso fazer mais uma coiisinha. É preciso manda o iptables marcar os pacotes com MARK 2o, assim como setamos no arquivo de configração. Mas isso eh bem fácil.
    Coloque isso na sua inicialização:

iptables -t mangle -A PREROUTING -s 10.0.0.0/8 -j MARK --set-mark 20

Note que ja criei a regra com mascara 8 bits....assim a regra ja serve para todos clientes da rede.

Agora sim:
    /etc/rc.d/rc.cbq compile
    /etc/rc.d/rc.cbq start

Foi assim que fiz meu velho....Se tiver alguma sugesdtão de melhoria, estamos ai!!.
    um abraço.

2. cara...

é umas coisa sem explicação...

tenho um micro aqui q é o meu firewall/proxy, nele tenho instalado o debian sarge 3.1r1 com kernel 2.4.27, q era o micro que estava fazendo os testes, e não funcionava de jeito maneira...

aí tenho outro micro aqui q é o q estou montando outro servidor, com o mesmo sistema e o mesmo kernel...

coloquei o htb e não funcionou, apareceu illegal match, parece q não está reconhecendo a opção mark no arquivo de configuração...

então resolvi testar novamente com o cbq, e por incrível q pareça FUNCIONOU!!!

graças a Deus funcionou esse trem, pelo menos agora eu sei q funciona e vi funcionando...

e as confiurações q eu fiz foram as normais do CBQ, no arquivo de upload coloquei MARK=5 e com iptables marcando no PREROUTING...

vou fazer mais testes... vamu ve no q dá.. tomara q continue funcionando.. heheeh

valeu
    []'s

3. puts...

o negócio funciona qdo não está passando pelo squid...

qdo redireciona o tráfego para o squid não controla mais o up.. :/

Tópicos Similares

1. Marcação de Conection e Pacotes para HTB UPload
    Por leoservice no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 01-08-2011, 06:32
  2. Upload do HTB Assume Default
    Por IkaroDePaula no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 08-02-2007, 16:04
  3. Como controlar upload no HTB!
    Por tianguapontocom no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 16-08-2005, 10:07
  4. Upload de arquivo com PHP
    Por Fly no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 8
    Último Post: 13-12-2002, 16:18
  5. Monitoração de IPs para Acessos, Downloads, Uploads.....
    Por soyeu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 14-11-2002, 12:24

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L