+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    Olá Srs. tudo bom?
    Estou com um problema estranho no meu servidor de DHCP.
    Eu tinha uma rede dividida por dois GNU/Linux fazendo o papel de roteador, firewall e dhcp. Uma destas maquinas foi eliminada ficando somente com uma para gerenciar tudo. Quando fiz isso algumas maquinas não conseguiram mais renovar o ip. No syslog mostra todos os pacotes discovery, request offer etc. Mas as maquinas, que são WinXP em sua maioria, não param de tentar renovar. Já almentei a faixa, que não precisava pois era grande o suficoente, ja zerei o arquivo dhcpd.leasse mas nada. Configurei um servidor Windows (vejam que barbaridade) para verificar o problema e la mostrava um erro de BAD_ALIASES mas este servidor pelomenos tentava oferecer outro ip. No GNU/Linux apesar dos pacotes parecerem estar trafegando bem o mesmo insiste em oferecer o mesmo ip e estes não estão amarrados no MAC.
    Alguem pode me ajudar??
    Valeu.

  2. #2

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    difícil saber o que se passa. Bem, vc pode começar com o tcpdump (ou ethereal) com filtragem. O dhcpd atribui um ip-addr quando solicitado via um broadcast. Considerando-se que deverá responder assim que receber o bcast, pergunta-se:

    a) há bcast na rede?
    b) o server ESTÁ recebendo os bcasts e, mais importante, tenta (ou consegue) respondê-los?
    c) se respondendo, o cliente ESTÁ ENTENDENDO a resposta?

    aproveite a APAGUE o /etc/leases para que hajam respostas válidas aos requests. Vai que o seu lease-time esteja alto?

    divirta-se.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    Cara já usei tanto o tcdpum quanto verifiquei a chegada da solicitação no syslog. Ta tudo beleza.
    Agora o bicho pegou de vez. Instalei o dhcpd3 e tambem ta com a mesma porcaria.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    Citação Postado originalmente por Kalil de Albuquerque Carvalho
    Cara já usei tanto o tcdpum quanto verifiquei a chegada da solicitação no syslog. Ta tudo beleza.
    Agora o bicho pegou de vez. Instalei o dhcpd3 e tambem ta com a mesma porcaria.
    bem.. por partes (again):

    a solicitação chegou.. e..??
    foi gerado um /etc/lease para a solicitação que vc viu?
    se foi, pq o cliente não assume o ip-addr ??

    evite acrescentar variáveis ao problema original. Se não temos um funcionamento adequedo, se não conseguimos definir o problema e, uma vez que não sabemos AINDA o que é.. por que trocar o daemon?

    não tenho certeza se existe, mas.. /var/log/dhcp OU /var/log/messages pra ver o que anda contecendo.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    Cara os pacotes chegam mas é como se os clientes não aceitasem ai ao inves do servidor oferecer outro ele insiste no mesmo ip.
    Esse arquivo /etc/lease não existe. Eu to acompanhando tudo pelo /var/lib/dhcp/dhcpd.leases, /var/log/syslog
    O problema é que todos os pacotes chegam e saem do servidor mas, como avia dito, tem um conflito com aliases.
    Quando configurei um Windows ele dava o mesmo erro mas pelo menos comessava a oferecer outros ips ate o cliente aseitar.
    Os ips não estão amarado, mas o comportamente é muito semelhante a como se estivesem

  6. #6

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    até agora nao entendi o que vc quiz dizer com "conflito de aliases"

  7. #7

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    Cara é assim: Mais de uma maquina pede o mesmo ip. O servidor dhcp deveria gerenciar isso mas insiste em fornecer o mesmo ip para ambas as maquinas. O conflito de aliases é justamente isso. Esse é um erro que apresenta no Windows.

  8. #8

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    hmmmm sera que a maquina nao ta com a tabela arp zuada nao? jah tentou limpar?

  9. #9

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    posta sua conf aqui ..

  10. #10
    marcioliberato
    Visitante

    Padrão Re: Servidor DHCP não distribui enderços de forma correta.

    qual distro esta usando?eu uso conectiva 10 e Red hat enterprise 4! verificou seu firewall? existe nele alguma linha com o comando ignore_broadcast? caso tenha, acredito que tera de retira-la!!! tive um problema semelhante e achei esta linha filha da p... que me tirou algumas noites de sono rsrsrrs. posta seu dhcpd.conf aí pra gente analisar....