+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão df - espaço livre em disco [DICA]

    E ai galera como vcs ja sabem o comando DF mostra o espaço utilizado e o espaço livre dos sistemas de arquivos. Mas para um iniciante, essas informações parecem um pouco confusas, pois, trazem um volume muito grande de informações. Exemplo:

    Sist. Arq. 1K-blocos Usad Dispon. Uso% Montado em
    /dev/hda2 8752368 3941328 4366444 48% /
    varrun 124152 92 124060 1% /var/run
    varlock 124152 4 124148 1% /var/lock
    udev 124152 108 124044 1% /dev
    devshm 124152 0 124152 0% /dev/shm
    /dev/hda1 10241400 5144712 5096688 51% /media/hda1

    Sem fazer nada por aqui então achei um script bem legal (não escrito por mim no final link original,  que resolve isso)

    Para isso, abra o qualquer um terminal e digite "vim espacolivre"

    Obs.: especolivre é o nome do arquivo será "criado"; poderia ser qualquer outro nome.

    Agora copie/cole essas linhas abaixo no arquivo:

    #!/bin/sh

    DISC=$1
    PARTITION=`df -h |grep $DISC |awk '{print $1}'`
    SIZE=`df -h|grep $DISC|awk '{print $2}'`
    USED=`df -h|grep $DISC|awk '{print $3}'`
    FREE=`df -h|grep $DISC|awk '{print $4}'`

    echo "Partition: $PARTITION"
    echo "Total size: $SIZE"
    echo "Used space: $USED"
    echo "Free space: $FREE"


    Depois

    ESC
    :wq (enter) para sair e salvar

    Agora temos que dar permissão para o arquivo vc fara isso com o seguinte comando:

    # chmod +x espacolivre

    Pronto para executar o script, digite seu nome, e o nome da partição que quer obter informações. Exemplos:

    ./espacolivre /hda1 - Para ver as informações da partição /hda1.
    ./espacolivre /hda2 - Para ver as informações da partição /hda2, e assim por diante.

    Veja o resultado simplificado:

    Partition: /dev/hda2
    Total size: 8,4G
    Used space: 3,8G
    Free space: 4,2G

    Obs: fiz algumas mudanças para postar no forum pq iria ficar muito grande, mais de qualquer forma espero que possa servir para alguém! A distro utilizada foi a Slackware linux 10.1 mais achu que deve funcionar em outras distros, o editor usado foi o VIM!

    Segue link original: http://meulinux.blogspot.com/2006/04...-revisado.html

    Abraços...

    .:: bA q:-)

  2. #2

    Padrão Re: df - espaço livre em disco [DICA]

    Olá ba, obrigado pela dica.

    Que tal postar a dica em nosso wiki ?!

    Ab, Duca. :-)

  3. #3

    Padrão Re: df - espaço livre em disco [DICA]

    Muito interessante a dica... Parabéns!!

    mtec :-P :-o :-P

  4. #4

    Padrão Re: df - espaço livre em disco [DICA]

    Citação Postado originalmente por Duca
    Olá ba, obrigado pela dica.

    Que tal postar a dica em nosso wiki ?!
    E ai amigo, Valew ae pelo convite com certeza vou postar sim, mais primeiro tenho que aprender a usar o wiki porque nunca usei :| ele ja li alguns artigos (por encrivel que pareca muito interessante) mais para postar alguma coisa nunca, vc é um moderador tem como vc me mandar mais detalhes para que possa ser feito isso? Valew kra e desculpa ai pela pergunta besta mais como eu sempre ouvir falar quem não pergunta nunca tem a reposta em como irar aprender!!! Hehehehe t+

    Abraços

    .:: bA

  5. #5

    Padrão Re: df - espaço livre em disco [DICA]

    :?

    ué! e o que aconteceu com a opção "h" desse comando? realmente não entendi por que tanto trabalho para ter menos informação!

    :?

  6. #6

    Padrão Re: df - espaço livre em disco [DICA]

    Citação Postado originalmente por ba

    E ai amigo, Valew ae pelo convite com certeza vou postar sim, mais primeiro tenho que aprender a usar o wiki porque nunca usei :| ele ja li alguns artigos (por encrivel que pareca muito interessante) mais para postar alguma coisa nunca, vc é um moderador tem como vc me mandar mais detalhes para que possa ser feito isso? Valew kra e desculpa ai pela pergunta besta mais como eu sempre ouvir falar quem não pergunta nunca tem a reposta em como irar aprender!!! Hehehehe t+

    Abraços

    .:: bA

    Dá uma olhadinha aqui: http://wiki.under-linux.org/index.php/Exemplo
    Estamos migrando os artigos e tutoriais do Under para o wiki e iremos melhorar nosso FAQ e instruções.
    Dá uma olhadinha no link acima, qualquer dúvida me pergunte sobre as tags do wiki: anota meu msn: [email protected]

    Ab, Duca :-)

  7. #7
    hijack
    Visitante

    Padrão Re: df - espaço livre em disco [DICA]

    Vlw, so não entendi mesmo qual a diferença de usar seu script, ou usar a opção -h, que é mais completo, exatamente como disseram acima... :-D
    Mas mesmo assim vlw, ainda mais eu q to engatinhando nessa parte de shell script...