+ Responder ao Tópico



  1. #1
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Banda relacionada com SIP

    Bom dia.

    Tenho o seguinte cenário:
    Servidor IPBX Asterisk com três aparelhos SIP registrados externamente, funcionando 100%. O tráfego RTP não passa pela rede onde está implantado o Asterisk, já que o SIP apenas faz a sinalização e mostra a localização dos endpoints. Mas se eu registrar e logar em um provedor SIP no meu asterisk, quando eu precisar fazer uma conexão com um telefone SIP deste provedor, o Asterisk servirá como proxy (passando a consumir a banda trafegada entre os endpoints) ou fará a sinalização e encaminhamento para o próximo servidor SIP, até que os dois endpoints se falem diretamente?

  2. #2

    Padrão Re: Banda relacionada com SIP

    Citação Postado originalmente por estanisgeyer
    Bom dia.

    Tenho o seguinte cenário:
    Servidor IPBX Asterisk com três aparelhos SIP registrados externamente, funcionando 100%. O tráfego RTP não passa pela rede onde está implantado o Asterisk, já que o SIP apenas faz a sinalização e mostra a localização dos endpoints. Mas se eu registrar e logar em um provedor SIP no meu asterisk, quando eu precisar fazer uma conexão com um telefone SIP deste provedor, o Asterisk servirá como proxy (passando a consumir a banda trafegada entre os endpoints) ou fará a sinalização e encaminhamento para o próximo servidor SIP, até que os dois endpoints se falem diretamente?
    Caro estanisgeyer..

    Você poderá optar por encaminhar o trafego até o servidor ou pode optar por deixar que os endpoints trabalhem com o trafego direcionado entre eles (neste caso o servidor apenas faz a autenticacao e a relacao entre os endpoints)..
    Para ativar ou desativar esta opcao.. verifique as opcoes de canreivite=yes/no no sip.conf.. (verificar esquema de trapezóide no asterisk)..

    Espero ter ajudado.

    Att.