+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão regra para maquina na eth1 ping na eth2

    Gente tava querendo que uma maquina minha que esta na eth1 sob ip 192.167.0.21 comunicasse com uma que esta na eth2 sob ip 192.168.1.40 tem jeito galera. Tava no Guia Foca Linux mas não esclareceu direito.

  2. #2

    Padrão Re: regra para maquina na eth1 ping na eth2

    vc pode experimentar fazer um alliases numa delas, pq as redes são diferentes.

  3. #3

    Padrão Re: regra para maquina na eth1 ping na eth2

    Bem, pelo quê eu entendi, você tem três máquinas, mais ou menos assim:

    192.168.0.21 ---------- 192.168.0.1 - 192.168.1.1 ---------- 192.168.1.40
    Máquina A Gateway Máquina B

    Tu tem apenas que ativar o roteamento de pacotes no kernel:

    Código :
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Caso eu esteja sendo uma topeira e tenha falado coisa nada a ver com o seu problema aí, explica um pouco melhor, Junio.


    Abraços, maninho!

  4. #4

    Padrão Re: regra para maquina na eth1 ping na eth2

    Nussa cara que isso tudo haver cara, eu fiz isso aqui e mais algumas besteirinhas no iptables e funfo perfeito cara, muito obrigado.

    Mas já que tamo falando aqui já me falem se tem jeito, por exemplo essa maquina 192.168.0.21 ela esta dentro da minha rede, se eu quisesse que o cara digitasse lá por exemplo http://serverIT.meudominio.com.br atribuido a um IP estático da casa dos 200.xxx.xxx.xxx e tal, o meu gateway poderia redirecionar a requisição para esse dominio / IP para essa máquina dentro da rede?

  5. #5

    Padrão Re: regra para maquina na eth1 ping na eth2

    Sim, tem jeito sim... na verdade, as checagens de nomes DNS são todos feitos de uma maneira hierárquica. Basta configurar o BIND delegando este domínio à ele e setar os clientes o seu DNS. =)

  6. #6

    Padrão Re: regra para maquina na eth1 ping na eth2

    Putz, acho que não entendi direito, tipo acho que estou fazendo confusão, pois o meu IP Valido não vai ter um um pc para ele e sim somente a configuração no BIND, que assim que ver que alguem está acessando o endereço externo vai redirecionar para um computador específico da minha rede? Tem alguma coisa que explica melhor isso?

  7. #7

    Padrão Re: regra para maquina na eth1 ping na eth2

    Am... agora eu acho que eu entendi...

    Bem, supondo que você queira que alguém da rede externa acesse algum computador da rede interna, tu tem que fazer mais ou menos o seguinte no iptables:

    Código :
    # iptables -t nat -A PREROUTING -i $INET_IFACE -d $PORTA -p TCP -j DNAT --to $DESTINO
    # iptables -t nat -A PREROUTING -i $INET_IFACE -d $PORTA -p UDP -j DNAT --to $DESTINO

    Mas daí tu teria que configurar as suas entradas no BIND apontando para o seu gateway, mmmkay?


    Abraços!