+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    vi em uma empresa um servidor com o DEBIAN instalado, enviando DHCP e vi tambem que o arquivo para controlar os clientes (banda, ip, mac e indentificação do cliente) era em um só arquivo

    EX: ativo|IPDOCLIENTE|MACDOCLIENTE|128Kbit|128kbit|nomedocliente
    ativo|IPDOCLIENTE|MACDOCLIENTE|128Kbit|128kbit|nomedocliente
    ativo|IPDOCLIENTE|MACDOCLIENTE|128Kbit|128kbit|nomedocliente
    ativo|IPDOCLIENTE|MACDOCLIENTE|128Kbit|128kbit|nomedocliente
    ativo|IPDOCLIENTE|MACDOCLIENTE|128Kbit|128kbit|nomedocliente

    Este arquivo faz com o DHCP envie somente o ip que está ligado a MAC

    gostaria de saber se é possivel fazer isso tb no conectiva10 e como se faz esse scripts?


  2. #2

    Padrão Re: servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    amigovc vai ter que entender um pouco de shell script, pois esse arquivo ficam apenas os parametros de velocidade, mac do cliente, ip etc
    os scripts pegam estas informações nesses arquivos e geram os arquivos de configuração para os serviços, ex: para o dhcp o arquivo gerado vai ser o dhcpd.conf, para bloquear o mac pode ser usado um firewall ou arp, etc etc

  3. #3

    Padrão Re: servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    na verde eu estou prescisando de um script ou uma regras de iptables para fazer com que o DHCP direcione somente um ip para cada mac.

    Eu uso estas regras para os cliente receberem DHCP:

    iptables -t filter -I INPUT -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT
    iptables -t filter -I FORWARD -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT/

    Eu tentei essa regras mais o DHCP nao direciona o IP para a mac
    iptables -I INPUT -s 192.168.252.X -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT
    iptables -I FORWARD -s 192.168.252.X -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT

    EU testei essa mais da erro
    iptables -t filter -I INPUT -s 192.168.252.x -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT
    iptables -t filter -I FORWARD -s 192.168.252.x -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT





  4. #4

    Padrão Re: servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    Amigo pro seu servidor, enviar o mesmo endereço IP sempre para determinados micros é necessário setar as seguintes configurações pra cada cliente dentro do arquivo dhcpd.conf

    host micro-de-teste {
    hardware ethernet 00:01:02:03:04:05;
    fixed-address 192.168.0.2;
    }

    Falow

    Clecio



  5. #5

    Padrão Re: servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    Para direcionar umno arquivo dhcp.conf eu adicionei essas linhas ai coloquei a faixa e depois barrei por mac

    host estelio {
    hardware ethernet 00:08:54:21:f6:1a;
    fixed-address 192.168.0.55;
    }

  6. #6
    JVM
    Visitante

    Padrão Re: servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    Amigo,

    dê uma olhada neste artigo, acho que é o q vc procura....
    http://www.guiadohardware.net/dicas/...-ip-fixos.html

  7. #7

    Padrão Re: servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    valeu pessoal era isso mesmo que eu queria

    obrigado!!!!

  8. #8

    Padrão Re: servidor DHCP com ip direcional para o cliente

    nao sei porque, mais aqui no servidor eu cadastrei 15 estação no final do dhcpd.conf e nao deu certo.

    fui em duas estação (cliente), configurei para receber altomatico mais nao fucionol, recebe outro ip.

    aqui é um provedor de rede wireless
    O problema e que o cara que fez esse servidor antes, colocou no modo dhcp e to enfrentando varios problema. tipo:

    Eu coloco um ip fixo no cliente ai ele formata e deixa no modo dhcp.
    ai quando eu configuro uma pagina de aviso para ele avisando que esta atrasado ele nao ver porque ele esta nomodo dhcp.



    to pensando em colocar ip fixo con essa regra, mais nao da certo
    iptables -t filter -I INPUT -s 192.168.252.X -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT
    iptables -t filter -I FORWARD -s 192.168.252.X -m mac --mac-source 00:17:0e:db:06:66 -j ACCEPT

    alguen tem uma dica ai de como eu resolver esse problema