+ Responder ao Tópico



  1. #1
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Isso é possível fazer??

    Bom dia pessoal!!

    Tenho a seguinte tarefa a realizar e gostaria do auxilio de vcs.

    Tenho um servidor Oracle rodando em um Red Hat ES3. Toda a instalaçaõ está em um hd IDE, preciso passar todo o conteúdo do IDE para um Serial ATA.

    Para isso primeiramente preciso fazer o Linux reconhecer o meu HD Serial ATA (como se fosse slave), não sei se é possível ter os dois hds funcionando, ou seja, tanto o IDE quando o SATA.

    Após fazer o Linux reconhecer o Serial Ata terei que passar todo o conteúdo do IDE para o Serial Ata (uma especie de mirror), pois a idéia é justamente essa, deixar o sistema rodando no Serial Ata e não no IDE.

    Enfim, gostaria de saber se é possível realizar o procedimento descrito acima e se possível uma orientação de como fazer.

    Desde já agradeço a atenção!

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Isso é possível fazer??

    sim é possível, é só você compilar o módulo do controlador sata... e depois fazer um dump de um hd para o outro...
    obs: não esqueca dos parenteses:
    (cd [origem] && tar cf -.) | (cd [destino] && tar xvfp -)

  3. #3
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Re: Isso é possível fazer??

    Legal,

    Parece bem simples, só não estou conseguindo encontrar o módulo da minha controladora, alguém ja configurou
    essa placa aqui:

    00:0f.0 RAID bus controller: VIA Technologies, Inc.: Unknown device 3149 (rev 80)
    Subsystem: Asustek Computer, Inc.: Unknown device 80ed
    Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 10
    Capabilities: [c0] Power Management version 2

    Obrigado pela força flamehazard.

  4. #4
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Re: Isso é possível fazer??

    Pessoal no site da Via tem o modulo da controladora, atraves
    do readme consegui fazer a instalação, só falta passar o conteúdo
    do HD ide para o SATA, nosso amigo flamehazard informou uma
    maneira de fazer, gostaria de saber se eh necessário ter o HD SATA
    com as mesmas partições do IDE ...?

    Abraços

  5. #5

    Padrão Re: Isso é possível fazer??

    você está se referindo ao tamanho das partições? se eu não me engano não é necessário não...

  6. #6
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Re: Isso é possível fazer??

    Pessoal resolvi fazer a clonagem com o dd, o procedimento foi realizado com sucesso (clonar Red Hat de um
    HD IDE para um SATA), porém quando despluguei o IDE e conectei o SATA na hora do boot apareceu uma mensagem de
    erro, ele chega garregar o GRUB e em seguida exibe a seguinte mensagem:


    Creating block devices
    VFS: Cannot open root device "LABEL=/" or 00:00
    Please append a correct "root=" boot option
    Kernel panic: VFS: Unable to mount root fs on 00:00

    Alguém já viu isso?

    Obrigado

    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: Isso é possível fazer??

    Ola, nao sei se o RH se comporta com SATA da mesma forma que o Slack, mas voce precisa levar em consideração que o dispositivo de acesso (leia-se /dev/xxxN) é diferente entre hds ATA e SATA, as hds ata, tem seu dispositivo em /dev/hdxN, já o Sata tem seu dispositivo em /dev/sdxN, ou seja, toda configuração (fstab por exemplo) precisa ser refeita para que possa funcionar.

    Eu ja tentei fazer esse esquema de dd uma vez, mas nao tive sucesso, e preferi instalar o SO na HD Sata, depois gerar um dump da base e importar no sistema novo. Tive beem menos problemas

  8. #8
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: Isso é possível fazer??

    o que pode ser feito é bootar com um livecd da vida

    com o slack eu usava o próprio cd de instalação
    passava esta instrução antes do boot

    mount root=/dev/HD noinitrd rw

    depois de carregdo era só reconfigurar o grub...mas como usava lilo eu fazia

    liloconfig

    fazia as paradas e depois dava

    lilo

    para instalar