+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compilando Kernel em HD Sata

    Caros,
    estou usando slackware 10.2 eu tenho instalado o kernel 2.4.31, estou tentando compilar o 2.6.14. Ele compila sem problemas, mas na hora que o novo kernel esta subindo recebo a mensagem:

    VFS: cannot open root device "803" or unknown-block(8,3)
    Please append the correct "root=" boot option
    Kernel Panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block(8,3)

    A minha controladora sata:
    00:0f.0 RAID bus controller: VIA Technologies, Inc. VIA VT6420 SATA RAID Controller (rev 80
    Marquei todas as opções de filesystem do kernel (ext2, ext3, reisefs, xfs) habilitei tb as opções de RAM disk support e Initial RAM disk (initrd) support. Os modulos de VIA 82XXX Via SAGTA estao como built in. A minha placa mae e uma P4V800D-XD (asus).

    Alguem pode me dar uma luz? Ja pesquizei no google pelo erro e o que eu obtive foi os que u ja apliquei acima.

    Att.

    Leandro.














  2. #2

    Padrão Re: Compilando Kernel em HD Sata

    Kra... por que vc não instala os pacotes tgz, contidos no cd2 (linux-test)??

    Segue um link para vc entender melhor: http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=4090

    Até... :-) :-o :-)

  3. #3

    Padrão Re: Compilando Kernel em HD Sata

    Leo, os dispositivos SATA no kernel do linux utilizam o subsistema scsi do mesmo.

    Voce precisa compilar o kernel com suporte a dispositivos SCSI (CONFIG_SCSI=y) e os drivers necessários para a sua controladora sata (via). Utilizando o menuconfig, segue o que voce precisa ativar:

    Device Drivers ->
    SCSI device support ->[*] SCSI disk support
    SCSI low-level drivers ->[*] Serial ATA (SATA) support[*] VIA SATA supporte (NEW)

    Recompile seu kernel e reinicie.
    Lembrando que por utilizar o subsistema SCSI do kernel, seu hd estara disponivel atraves do dev /dev/sd* e nao /dev/hd*

    Boa sorte.

    Fabio K. Lima
    LPIC1/81913

  4. #4

    Padrão Re: Compilando Kernel em HD Sata

    o tpo do sistema de arquivo precisa estar built-in tambem !!

  5. #5

    Padrão Re: Compilando Kernel em HD Sata

    (pelomenos o do hd de boot precisa ser built=in)...