+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão De HDA pra HDB

    Se eu pegar o HD aonde tem Linux instalado e funcionando no HDA (IDE primaria) e colocar este mesmo HD para HDB (IDE secundaria), ele irá funcionar ou terei que mexer no GRUB, LILO ou algo parecido?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    Vc terá que mexer no gerenciador de boot sim pq ele aponta para a partição onde o seu sistema está instalado.
    por exemplo:

    boot=/dev/hda
    bitmap = /boot/kurumin.bmp
    bmp-colors = 255,9,;9,255,
    bmp-table = 61,15,1,12
    bmp-timer = 73,29,255,9
    vga=791
    prompt
    default=Kurumin
    timeout=600
    append = "splash=silent apm=power-off nomce quiet psmouse.proto=exps devfs=mount "
    image=/boot/vmlinuz-2.6.11-kanotix-7
    label=Kurumin
    root=/dev/hda6
    read-only
    initrd=/boot/initrd-ksplash
    other=/dev/hda1
    label=Windows


    Cada opção boot ele aponta para uma partiçao. Entendeu?
    obs: esse é um lilo


    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    E também vai ter que alterar o fstab. Depois de alterar o HD de posicao simplesmente dê boot com um live-cd e alteres configuracoes do seu gerenciador de boot (lilo, grub ou seja lá o que for) e o fstab.

  4. #4

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    vc pode alterar estes arquivos antes de mudar o HD, assim nao precisa bootar com livecd..

    valeu

  5. #5

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    Citação Postado originalmente por thiagomlx
    Vc terá que mexer no gerenciador de boot sim pq ele aponta para a partição onde o seu sistema está instalado.
    por exemplo:

    boot=/dev/hda
    bitmap = /boot/kurumin.bmp
    bmp-colors = 255,9,;9,255,
    bmp-table = 61,15,1,12
    bmp-timer = 73,29,255,9
    vga=791
    prompt
    default=Kurumin
    timeout=600
    append = "splash=silent apm=power-off nomce quiet psmouse.proto=exps devfs=mount "
    image=/boot/vmlinuz-2.6.11-kanotix-7
    label=Kurumin
    root=/dev/hda6
    read-only
    initrd=/boot/initrd-ksplash
    other=/dev/hda1
    label=Windows


    Cada opção boot ele aponta para uma partiçao. Entendeu?
    obs: esse é um lilo


    Abraços

    Captei a vossa mensagem....

    Obrigado pela sua atenção.

  6. #6

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    Citação Postado originalmente por evandrofisico
    E também vai ter que alterar o fstab. Depois de alterar o HD de posicao simplesmente dê boot com um live-cd e alteres configuracoes do seu gerenciador de boot (lilo, grub ou seja lá o que for) e o fstab.
    Beleza! pode deixa que eu não vou esquecer o fstab.

    Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    vc pode alterar estes arquivos antes de mudar o HD, assim nao precisa bootar com livecd..

    valeu
    Olá lucianogf,

    foi exatamente o que pensei, alterar os dados antes de mudar o HD de lugar. Mas me veio a seguinte dúvida: Aonde estiver escrito (script /boot/grub/menu.lst e /etc/fstab) "hda1" eu troco por "hdb1", é só isso, ou tenho que rodar algum processo pra gravar essas alterações? Como do caso do lilo, se alterado, tenho que executar o comando "lilo".

    Obrigado pela sua atenção e guardo retorno.




  8. #8

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    a idéia do live-cd é exatamente por causa do lilo, pois depois de alterar as configuracoes é necessário gravar no mbr de novo o lilo, e ele vai checar se o disco existe, se não ele reclama. Não sei se existe um jeito mais inteligente, mas eu costumo dar boot com um live-cd e depois montar a particao do / e dar um chroot para o lilo não reclamar dos caminhos

  9. #9

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    cara...

    vc está mudando o hda para hdb para colocar outro hd no micro??

  10. #10

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara...

    vc está mudando o hda para hdb para colocar outro hd no micro??
    Mais ou menos... Este HD tem um servidor CL10 e quero deixa-lo intacto pra possiveis simulações, já o outro HD que vai ficar no lugar do atual vou instalar o Debian 3.1. OK?

    Obrigado e aguardo retorno.

  11. #11

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    Acho que de qualquer forma você vai precisar jogar a sua configuração do boot na mbr manualmente. Senão você pode perder o boot do HD que você está mudando de lugar.
    Em uma nova instalação do Debian talvez ele instale o lilo automaticamente sem constar o outro HD.

  12. #12

    Padrão Re: De HDA pra HDB

    cara...

    se vc irá instalar outra distribuição em outro hda, pode fazer tranquilamente, vc tanto pode deixar o seu atual hda como hdb q a nova instalação irá reconhecer este sistema

    ou vc pode deixar o hd desligado e adicionar o boot nas configurações do novo sistema

    a segunda opção tem a vantagem de prever possíveis erros humanos na hora do partionamento

    valeu