+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão /dev/hda1 desmontado

    Pessoal, boa noite.
    Instalei o SUSE 10.0 (como ext3, esta correto?) em cima de um windows XP, até ai tudo bem, estava tudo funcionando perfeitamene, acessava meus documentos na partição /dev/hda1 (que era meu windows) montado como /windows/C, porem algum problema aconteceu, pois o SUSE não reconhece mais esta partição como montada e sim desmontada e não consigo montá-la novamente, reporta o seguinte erro: "mount: o ponto de montagem /windows/C não existe, por favor verifique se o disco foi colocado corretamente.
    Tentei colocar no /etc/fstab a linha:
    /dev/hda1 /windows/C ntfs users,gid=users,umask=0002,utf8=true 0 0
    e no /etc/mtad a linha:
    /dev/hda1 /windows/C ntfs rw,noexec,nosuid,nodev,gid=100,umask=0002,utf8=true 0 0
    Aceita a configuração, mas não consigo montar a partição, mesmo assim e quando reinicio o micro, a mtab está sem a linha que eu havia escrito sobre o /dev/hda1.
    Não consigo acesso mais aos meus documentos e arquivos do windows, porém se eu dou boot no micro, pelo windows, funciona normalmente, tenho acesso por ele.
    Poderiam me ajudar neste caso?
    Muito obrigado pela atenção e desculpem o encomodo.

  2. #2

    Padrão Re: /dev/hda1 desmontado

    Não dá pra montar algo em um diretório que não existe. Tu já cogitou criar o diretório antes de tentar montá-lo?

    Tente adicionar aquela linha no /etc/fstab (Não precisa colocar no mtab), crie o diretório com mkdir /windows/C e rode o comando mount -a. Deve funcionar.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: /dev/hda1 desmontado

    Olá Stefano, bom dia.
    Muito obrigado pela ajuda, farei isso. Porém para fins de testes bootei a maquina com o SUSE e iniciei uma instalação de recuperação. O SUSE corrigiu as partições e agora consigo acessar o /dev/hd1 como se fosse meu "HD" do Windows.
    Acha melhor fazer o procedimento que você recomendou?
    Tem algum problema, ter instalado o SUSE como ext3, ao invés de reiserfs?
    Abração

  4. #4
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: /dev/hda1 desmontado

    Nao amigo, nao tem problema algum executar o que o Stefano disse, o que acontecia no seu caso é que aparentemente os diretorios "/windows" e/ou "/windows/C" nao existiam (nota que é case sensitive, ou seja, tem que ser maiusculo o minusculo, de acordo com o comando).

    O que voce faria no caso, é criar estes diretorios para que o comando funcione corretamente, como o Stefano falou.
    mkdir /windows
    mkdir /windows/C

  5. #5
    Rudolf
    Visitante

    Padrão Re: /dev/hda1 desmontado

    O Diretório /windows/C existe?

    Tem que ser o mesmo caminho que você colocou no segundo campo do fstab. E por favor, não mexa no mtab.