+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid Lotado

    Hoje pela tarde percebi que meus clientes naão navegavam mas pingavam para as paginas e fazian downloads, logo descobri que os logs do squid ocuparam todo me hd...... parei o squid e os clientes voltaram a navegar..... mas a internet fica mais lenta e gostaria de zerar os logs do squid...............

    tenhu estas pastas do squid no meu bsd....

    /usr/local/squid/logs

    onde tem os segintes arquivos: .snap cache logs temp

    /usr/local/etc/squid

    onde tem os arquivo instalados do squid....

    alguém saberia o comando para apagars os arquivos.....? em que pasta devo faze-los?
    e como faço para depois que apagar mandar o squid rodar novamente?desde ja obrigado a todos........

  2. #2

    Padrão Re: Squid Lotado

    entra na pasta onde estao os logs e apaga o access.log e o cache.log com o comando rm
    Logo em seguida usa o comando touch pra criar esse arquivos.
    touch access.log
    touch cache.log

    usa o comando chown pra mudar o dono do arquivo caso ele tenha sido criado com o dono e o grupo root/wheel.

    chown squid:squid cache.log
    chown squid:squid access.log

    dpois disso soh reiniciar o squid


  3. #3
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: Squid Lotado

    Dê uma olhada nos logs do Squid para saber porque eles estão ficando grandes. É possível que hajam vírus em micros na rede tentando acessar a web, com o squid negando e gerando o log da tentativa. Vi um caso, entre outros, onde os arquivos chegavam a 4GB em pouco mais de duas horas e, como a HD era pequena, o Squid simplesmente parava por falta de espaço para gravar mais. No log dá para ver o ips do culpados pela confusão, aí foi só retira-los da rede e desinfectá-los.


  4. #4

    Padrão Re: Squid Lotado

    mas se o cara nunca apagou os logs, nem precisaria de um virus para enxer o hd.


  5. #5

    Padrão Re: Squid Lotado

    Bem... logs não enchem do dia pra noite.

    Tu pode colocar um comando no seu CRON para zerar os logs uma vez por semana, coisa do gênero.


    Abraços!

  6. #6
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: Squid Lotado

    Mesmo se os logs não forem apagados, demoram-se ANOS para ocupar 1GB e, de qualquer forma, todas as boas distros tem sistemas para compactar e eliminar logs antigos (tipo logrotate, por exemplo). Um diretório /var/log maior que uns 30 ou 40MB é motivo para se investigar por alguma diferente do normal.

  7. #7

    Padrão Re: Squid Lotado

    Citação Postado originalmente por MHP
    Mesmo se os logs não forem apagados, demoram-se ANOS para ocupar 1GB e, de qualquer forma, todas as boas distros tem sistemas para compactar e eliminar logs antigos (tipo logrotate, por exemplo). Um diretório /var/log maior que uns 30 ou 40MB é motivo para se investigar por alguma diferente do normal.
    Isso é relativo. Se você tem um servidor de banco de dados e os logs registrem todas as entradas no banco de dados, é natural que você tenha pelo menos um /var/log maior que 200 MB para um banco de dados bem ativo, mas realmente, 1 GB demora para encher.

  8. #8

    Padrão Re: Squid Lotado

    o radius cistron por exemplo gera logs acima dos 500mb.
    Descobri semana passada isso.


    e pra quem diz que demoraria anos, ai vai o meu diretorio de logs do squid

    -rw-r--r-- 1 squid squid - 235M Sep 16 21:15 access.log
    -rw-r--r-- 1 squid squid - 298K Sep 16 21:21 cache.log
    -rw-r--r-- 1 root squid - 29K Jul 17 07:53 squid_logs_2006-07-17.tbz2
    -rw-r--r-- 1 squid squid - 22M Jul 23 00:03 squid_logs_2006-07-22.tbz2
    -rw-r--r-- 1 squid squid - 16M Aug 27 00:02 squid_logs_2006-08-26.tbz2
    -rw-r--r-- 1 squid squid - 27M Sep 3 00:04 squid_logs_2006-09-02.tbz2
    -rw-r--r-- 1 squid squid - 22M Sep 10 00:03 squid_logs_2006-09-09.tbz2


    ele eh rotacionado toda sexta feira a meia noite... se rotacionou ontem e hj ja esta nesse tamanho, magina o q pode acontecer se deixar ele direto sem rotacionar.

  9. #9

    Padrão Re: Squid Lotado

    o que tava lotando meu servidor de aceleração eram os arquivos temporarios do sarg, possuo um hd de 200gb para este sevidor, pois forneço um cache muti bom para meus clientes e me economiza 40 % de velocidade da net

  10. #10

    Padrão Re: Squid Lotado

    Coloca no cron pra rodar diariamente o comando
    squid -k logrotate

    Assim todo dia ele pega o access.log e copia pra access.log.1 e por aí vai...

    ai se vc precisar resgatar algum log antigo vc vai ter. Se não me engano, por padrão ele guarda até 10 logs.

    Se vc não quiser deixar, é só criar um script pra apagar os logs que vc não quer mais...