+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre Grupos e permissões

    ola, estou querendo disponibilizar o acesso a alguns programas no linux. Porém, esses programas precisam de acesso como root para utilizar. Minha idéia é de montar um grupo que tenha permissão para fazer o acesso a estes programas, sem precisar estar como root e adicionar os usuários no grupo. Com isso, fiquei com 1 dúvida.

    1 - Como faço para dar permissão para os usuários que estão em determinado grupo, possam ter acesso de execução a determinados programas, sem terem que se tornarem root ?


    []s...Renato

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre Grupos e permissões

    Quer que eu te conte como, ou serve só uma dica pra que vc aprenda mais pesquisando?

    Pesquise por sudo pode ser na página de manual dele mesmo. man sudo
    Só resumindo, sem entregar o jogo, no arquivo /etc/sudoers estão as "permissões" para grupo e para os usuarios que podem executar o sudo.

    Agora cabe a vc dar uma procuradinha. Mas se precisar de mais ajuda estamos aqui.
    Ab :-P

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre Grupos e permissões

    hummm....ok...eu ja conhecia "por cima" o sudo.....eu vo dar uma pesquisada, mas gostaria de saber se tem como dar permissoes para os usuarios de um determinado grupo executarem determinados programas com algo tipo chmod, ou chown....mas enquanto isso, vou dando uma olhada no sudo mesmo... ...[]s..
    Renato