+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Realtek 8139

    Pessoal tenho uma maquina aqui rodando o slackware 10.2 beleza.
    Coloquei outra placa de rede aqui, uma realtek 8139C e quando liguei o micro dei um dmesg e vi que ele identificou a placa como a eth0, mas na verdade a eth0 é placa de rede on-board (tenho o speedy ligado nela) a Realtek deveria ser eth1.

    O que devo fazer para corrigir isso ?

  2. #2
    jotacekm
    Visitante

    Padrão Re: Realtek 8139

    bom nao tenho certeza, mas vai em /etc/modprobe.conf e bota no final:
    alias eth0 modulo_da_placa_onboard
    alias eth1 rtl8139too

  3. #3

    Padrão Re: Realtek 8139

    Altera o rc.init1.conf (acho que é isso). Neste arquivo estao as configuraçoes de ip da placa. Tem um parametro (no arquivo tem exemplo), onde vc pode especificar o mac da placa e ele nao confunde mais elas. Usei p/ montar um server c/ tres placas de rede iguais.
    Se as placas sao diferentes, vc pode alterar o modules.conf, da seguinte forma:

    alias eth0 <nome do modulo da placa>
    alias eth1 <nomemodulodaplaca>

    Acho que é isso!

    Flw

  4. #4

    Padrão Re: Realtek 8139

    O que fiz foi o seguinte.
    Inverti os cabos de rede.
    A placa que tava pra rede interna eu coloquei o speedy
    e a que tava com speedy eu liguei a rede interna.

  5. #5

    Padrão Re: Realtek 8139

    calma gente! :-D

    já aconteceu comigo também.. a on-board ficou como eth1! acredito que deve a arquitetura da placa-mãe mesmo.. estava usando uma m810!

  6. #6

  7. #7
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: Realtek 8139

    O nome das interfaces depende da ordem em que são detectadas. Tem como definir manualmente usando as opções do kernel, mas isso só compensa se as interfaces estiverem mudando de posição entre um boot e outro (acontece com algumas placas).
    Se fizerem realmente questão que uma determinada eth seja conectada a uma determinada rede, a solução mais rápida é a que o próprio Skorpyon encontrou (inverter os cabos). mas na prática eth isto ou eth aquilo, tanto faz. E tem mais uma coisa, as redes telefônicas são muito sujeitas a descargas atmosféricas, então é bom ligar o modem na placa off-board. No caso de um acidente destes, além de queimar o modem, a corrente elétrica costuma atingir a interface de rede também (já aconteceu comigo), que se for on-board implica em um risco maior de danificar a placa-mãe toda. A placa off-board fica mais barata e bem mais fácil para substituir.