+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor c/ sendmail e mysql

    Olá Pessoal,

    Estou precisando fazer um servidor de e-mail e já instalei o fedora core 5 + sendmail + mysql e gostaria de saber para que é necessário o mysql ??? e se com o sendmail já consigo fazer pop3, smtp e tudo que um servidor de e-mail precisa ?
    agradeço ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Servidor c/ sendmail e mysql

    Bem, eu não utilizo Sendmail e pretendo nunca utilizar.

    Geralmente servidores MySQL são implementados juntamente com servidores de e-mail para armazenar informações referentes ao mesmo, como domínios virtuais, usuários, senhas, homes, diretórios, cotas, esse tipo de coisa.

    De vez em sempre, é mais fácil administrar o servidor utilizando um banco de dados, porque sempre há um outro software que controla esse tipo de coisa mais facilmente, alterando os valores dentro do banco de dados. Entretanto, para alguns MTA's, só é recomendável utilizar MySQL caso o seu fluxo de usuários e domínios seja muito grande. Eu, por exemplo, só instalei um servidor de e-mail utilizando banco de dados MySQL uma vez na vida, para um provedor que hospedava cerca de uns 100 domínios. Em todos os outros casos, eu utilizo apenas qmail e vpopmail. Funciona muito bem.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: Servidor c/ sendmail e mysql

    Valeu pela explicação Stéfano,

    Como o servidor que vou montar é só para um domínio por enquanto não vou me preocupar com o mysql por enquanto.
    Mais uma pergunta porque vc não gosta do sendmail ?
    Eu vou utilizar o sendmail pois já vem instalado no fedora core 5, e será ele o responsavel pelo smtp e pop, certo ? ou precisarei instalar tbém o vpopmail ????
    Agradeço sua ajuda !

  4. #4

    Padrão Re: Servidor c/ sendmail e mysql

    sendmail: confuso, e cheio de problemas de segurança. Mas não faz pop, quem faz isso é outro treco, chamado pelo inetd/inetd.conf. Convém vc estudar um pouco mais antes de se aventurar nessas águas, mano.. ou é capaz de tomar um bom caldo.


    ps: google: sendmail vulnerabilities

  5. #5

    Padrão Re: Servidor c/ sendmail e mysql

    Citação Postado originalmente por Phrix
    Valeu pela explicação Stéfano,

    Como o servidor que vou montar é só para um domínio por enquanto não vou me preocupar com o mysql por enquanto.
    Mais uma pergunta porque vc não gosta do sendmail ?
    Eu vou utilizar o sendmail pois já vem instalado no fedora core 5, e será ele o responsavel pelo smtp e pop, certo ? ou precisarei instalar tbém o vpopmail ????
    Agradeço sua ajuda !
    Bem, novamente eu saliento que ter uma base de dados MySQL ajuda bastante na hora de fazer uma manutenção básica no servidor, sem falar que permite que você tenha suas contas fora dos arquivos UNIX.

    Eu não gosto porque eu tenho coisas melhores do quê editar macros para criar o arquivo de configuração dele, que é uma zona e eu não gosto porque aquilo tem mais furos do quê um queijo suíço.

    Na verdade, o conceito de um servidor de e-mail é meio completo, mesmo porque são vários programas que executam as tarefas. Para que você entenda como funciona um servidor de e-mail, escrevi um guia faz dois anos sobre Postfix, mas que ensina os conceitos básicos. Para encontrá-lo, entre com a palavra-chave "rapidinha postfix" no Google. Embora seja um guia voltado para Postfix, pode te dar uma mão para entender o conceito do servidor de e-mail.

    O vpopmail até onde eu sei trabalha apenas com o qmail, que é o servidor de e-mail que eu tenho utilizado ultimamente, mas existem ferramentas similares para outros MTA's (Você vai entender o quê é um MTA quando ler o guia =)).


    Abraços!