+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão proxy para VSAT, dns no server

    Tenho um Getway com proxy transparente para 13 estações . Estava pensando se tem como colocar o DNS local(no proprio server) em vez do DNS da telemar. Com isso quero reduzir as consultas pelo link que é via satélite, pois qualquer redução que fizer em termos de uso do link será bem sucedida devido a lentidão do mesmo, principalmente quando o tempo esta nublado.

    Quem puder dar uma dica eu agradeço.


    NOTA: Uso o DNS da telemar em /etc/resolv.conf e nas estações de trabalho.

    Valeu!

  2. #2

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    Voce tem de instalar um servidor de DNS na rede local.. ou entao um DNS Forwarder, como o caso do dnsmasq, ambos eles fazem cache e melhora significativamente a velocidade dos pedidos..

    Veja este link: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060914.php
    penso que deve ajudar.

    Um abraço

  3. #3

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    Outra coisa colega, eskeçi de dizer, se voce usar OpenBSD ou FreeBSD no gateway, o PF tem uma opç\ao para "optimizar" links VSAT... pareçe que funciona mto bem..
    Um abraço.

  4. #4

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    OK!, Obrigado!, mas no tutorial fala de DHCP, eu uso IP FIXO com proxy squid transparente. Alguém ai saberia como fazer o DNSMASQ funcionar. Minha rede esta assim:

    eth0 Conexão com a net. : 200.187.xxx.xxx
    eth1 REde local 192.168.0.100

    Proxy 192.168.0.100 3128
    Getway 192.168.0.100

    USO O DEBIAN SARG.

    Agradeço a qualquer ajuda.

  5. #5

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    Saudações amigos,

    cvr, pra usar o dnsmasq no debian apenas para cache de dns vc não precisa de nenhuma configuração extra, basta instalá-lo.
    Mas não deixe a segurança de lado, edite o arquivo /etc/dnsmasq.conf e altere a linha que contém #interface desta maneira:

    interface=eth1

    A eth1 deve ser a interface que está conectada à rede interna.

    Nas máquinas clientse aponte o dns para o ip do proxy 192.168.0.100.
    Lembrando que o dnsmasq apenas faz cache de dns, se vc quiser que o firewall realmente resolva os nomes vc vai ter que instalar um servidor dns mesmo (bind por exemplo).

    Espero ter ajudado,
    abraço

  6. #6

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    Valeu ai pela atenção amigão. Por enquanto vou colocar o cache de dns, deve ajudar na performance. No lugar do dns 1 e 2 que estão nas estações windows devo colocar tb o ip do server(getway) né ?

    gw 192.168.0.100 (server internet com proxy)
    dns 200.222.0.34
    dns2 200.222.0.35

    Depois dp dnscache deve ficar assim ?
    gw 192.168.0.100 (server internet com proxy)
    dns 192.168.0.100
    dns2 192.168.0.100

    Obrigado!

  7. #7

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    Eu nunca tive problema com o dnsmasq, uso ele há uns 4 anos. Eu só uso o dns primário, não vai fazer diferença pro windows se vc colocar o mesmo ip para o dns primário e o dns secundário.
    Se algum dia vc tiver problema com o dnsmasq, coloque primário o 192.168.0.100 e o secundário 200.222.0.34 ou o 35. Mas só use o secundário se algum dia vc tiver problema com o dnsmasq, pq o windows é meio besta e eu já vi ele perguntar pros dois dns ao mesmo tempo.

    falow, valeu

  8. #8

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    Agradeço mais uma vez aos esclarecimentos, meu amigo joseguilherme. Então se eu implementar o dnsmasq no meu server estarei reduzindo o acesso ao link ? Pq muitas das vezes a resposta a certos dominios estarão na maquina local evitando a consulta pela net. É isso mesmo ?

    Ja instalei em 3 servers aqui. E ja observei uma diferença em desempenho.

    Valeu!!!!!!!!!!!!!!

  9. #9

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    É isso mesmo, quando uma máquina fizer uma consulta para um domínio o dnsmasq resolve e guarda a consulta em cache por um tempo, se outra máquina fizer a mesma consulta o dnsmasq já entrega o resultado pronto.
    Em certo tempo ele atualiza a consulta.

    Isso associado a um proxy com bastante cache deve melhorar bastante pra vc.

    abraço

  10. #10

    Padrão Re: proxy para VSAT, dns no server

    Exacto, um dnsmasq ou mesmo o BIND (tb faz cache) com um squid a fazer cache em um disco SCSI ou sata, é fogo mesmo!
    aqui em casa eu tenho, e antes de pressionar a tecla enter a pagina já apareçeu! (tou brincando P)
    mas a falar a serio, o problema dos links VSAT é o elevado "ping" o que demora de facto é o processo de consulta, pq a transferencia de dados é bastante rapido até
    o idel seria voce instalar um FreeBSD, e configurar o PF (packet filter), que é o "irmao" do iptables do FreeBSD, para ficar optimizado com links VSAT (ele tem mesmo essa opçao), dps disso instalar um Proxy Squid e um servidor de Cache DNS, aí voce iria reparar que a coisa ia voar mesmo...
    Um abraço