+ Responder ao Tópico



  1. #1
    stephaeb
    Visitante

    Padrão Criacao de Subpastas

    Galera,
    Preciso de uma ajuda..

    Montei um servidor com Samba sendo Domain Controler. Coloquei uma estacao WinXP nesse dominio.Criei os usuarios e pastas e tudo correu perfeitamente bem.
    Meu problema agora esta na pasta Publica.
    Quero uma pasta que de permissao de leitura e gravacao para qualquer usuario cadastrado.
    So consegui fazer funcionar dando um CHMOD 777 na pasta PUBLICO. O problema é que se algum usuario cria uma nova pasta nesse diretorio (seja no windows ou linux) essa pasta vem com 755, impossibilitando a edicao por outros.

    Nao sei se consegui me explicar bem , mas se algum tiver uma luz, por favor me avise.

    Nao quero ter que alterar na mao com um chmod -R 777 cada vez que alguem criar uma subpasta.


    Valeu

    Edu

  2. #2
    geofesteiro
    Visitante

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    e ai amigo coloque estas duas linhas na pasta de compartilhamento publica e reinicie o smb
    que provavelmente vai funciona

    force create mode = 7777
    force directory mode = 7777

  3. #3
    geofesteiro
    Visitante

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    a me esqueci se num der certo posta seu smb.conf pra gente pode da uma olhadinha nele
    valeu
    espero ter ti ajudado

  4. #4
    stephaeb
    Visitante

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    Testado e funcionando... Valeu cara...

    Agora aproveitando... Voce sabe como eu determino que um usuario é Domain Admin??

    UA


    Surgiu mais uma duvida: Como eu vejo a lista de maquinas que estao no PDC ?

    Valeu

  5. #5

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    cara..

    vc pode instalar o swat e ver isso através dele..

    valeu

  6. #6
    stephaeb
    Visitante

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    lucianogf

    Agora vc me pegou.. Eu fiz toda a configuracao dos Shares pelo SWAT, mas nao vi em lugar nenhum a lista de maquinas no Dominio.

    Em que parte do SWAT eu encontro isso?

    UA

  7. #7

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    eu citei o swat pra vc poder ver os clientes que estão acessando o servidor..

    o melhor mesmo pra vc administrar usuários seria com o LDAP

  8. #8
    stephaeb
    Visitante

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    mas minha intencao não é tanto gerenciar usuarios e sim maquinas. Saber que maquinas estao no dominio etc...

    Voce conhece alguma ferramenta??

  9. #9

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    bom.. com o swat é possível ver os micros q estão logados, os arquivos q estão abertos, os usuários..

  10. #10

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    Boa tarde!!!

    1º - Para vc colocar um usario como administrador do dominio, basta vc colocar a seguinte linha na tag global do smb.conf.

    admin users = fulano ciclano beltrano ....

    2º - Para saber quais máquinas, usuários que estao logados no sevidor, vc pode utilizar o seguinte comando:
    # smbstatus -b

    Esse comando vc consegue obter bastante informação com ele, inclusive q arquivo esta aberto no momento e o usuário que o abriur.
    De uma lida nas outra opções desse comando.
    # man smbstatus

    OBS: Meu samba é o 2.2.10

    vlw.....

  11. #11
    stephaeb
    Visitante

    Padrão Re: Criacao de Subpastas

    Oi doliveira,

    Vou me informar sobre essa linha admin users..

    Valeu pelas informacoes...