+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Partições em servidores

    Ola, sei que quando vamos instalar um servidor, dependendo de para que será usado o servidor, ele deve ter partições diferentes e com tamanhos diferentes, por exemplo, eu ouvi dizer que para um servidor de internet, é interessante utilizar uma partição "proxy-cache". O que eu gostaria, é a dica de vocês com algum exemplos de particionamento de servidores, por exemplo, quais partições, e de que tamanho eu devo utilizar para um servidor de email. Abaixo vou colocar alguns servidores que eu gostaria de ter a opnião de vocês quanto ao particionamento, levando em consideração que seria para uma empresa de pequeno porte, (100 funcionários).

    Servidor de email - (que partições usar, e qual o tamanho das mesmas)
    Servidor Firewall - (que partições usar, e qual o tamanho das mesmas)
    Servidor de Aplicações - (que partições usar, e qual o tamanho das mesmas)
    Servidor de Banco de Dados - (que partições usar, e qual o tamanho das mesmas)
    Servidor de Backup - (que partições usar, e qual o tamanho das mesmas)
    Servidor com diretório de usuários - (que partições usar, e qual o tamanho das mesmas)

    Desde já agradeço pela atenção......

    []s....Renato

  2. #2

    Padrão Re: Partições em servidores

    Cara, o tamanho das partcoes de um disco depende do que o servidor que o utilizará vai precisar. Pense primeiro que o uso de particoes separadas lhe permite uma flexibilidade maior e maior seguranca, quando, por exemplo, existe a necessidade de reinstalacao do sistema (tomando cuidados quase nunca acontece) os dados importantes estejam intactos. Vamos lá então:
    Servidor de email: Depende do que voce vai usar. Servidores configurados como mailbox vão usar o /var/spool/mail ou semelhante para armazenar todos os e-mail, de forma que esta particao deve ser priorizada, mas se vc usar maildir a particão onde se encontra o /home deve possuir espaco suficiente. Também pode ser interessante implementar uma política de cotas, limitando o uso máximo de disco de cada usuário.

    Servidor Firewall: Uma máquina que funcione UNICAMENTE como firewall tem uma tendencia a precisar de muito pouco espaco em disco, existindo até distribuicoes voltadas para uso em firewalls feitas de apenas um disquete, de forma que o uso de apenas uma particao para a instalacao do sistema não é uma pratica ruim.

    Servidor de Aplicações: Depende do que vc chama servidor de aplicacoes e que tipo de tecnologia se baseia. Já vi gente chamar uma máquina compartilhando um diretório com programas DOS ou clipper de servidor de aplicacao. Seja mais específico.

    De forma geral, priorize na hora de particionar um disco os locais onde serão montados diretórios com maior uso, e se possível use tecnologias como LVM para flexibilizar a estrutura de seu servidor, permitindo que em uma posterior expansão ou troca de discos haja o menor tempo de indisponibilidade possível.